Um mês de arte e cultura. Dezessete grandes espetáculos para adultos e crianças, oferecidos gratuitamente para os sacramentanos. Foi a segunda edição do Mês Cultural Scala, um projeto do Laticínio Scala e Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, com produção da Tri Ciclo.
O grande público que assistiu aos espetáculos, segundo a Tri Ciclo Produções, mais de 8 mil pessoas se deleitaram com duas grandes apresentações na abertura da primeira semana, os concertos de Nicolau Sulzbeck e sua orquestra e de duas Marias fantásticas, Bragança e Tereza Madeira, no Viva Las Vegas; encantou-se com o lúdico em dois belos espetáculos cômicos e humanos, o Auto da Serra e o Quintal da Guegé, com a excelente Guedes Gualberto; extasiou-se com os bailarinos da Beth Dorça, no Viva Las Vegas, e riu pra valer com a peça Juízo Final, com grande elenco uberlandense, e o show de Causos e Piadas, com Tom Carvalho, assistido por 1.200 pessoas, no Salão Tomás Novelino, da Escola Eurípedes Barsanulfo.
A mensagem final da empresa promotora do evento, o Laticínio Scala, proferida pelo funcionário Munir Salomão Jacob foi de agradecimento aos principais parceiros, o Ministério da Cultura e Tri Ciclo Produções, ao grande público que prestigiou os eventos e a todas as escolas que abriram suas portas para receber a apresentação infantil 'Quintal da Guegué', em particular à Escola Eurípedes Barsanulfo, que tem se mostrado parceira nas atividades culturais cedendo seu salão.
'Um projeto que engrandece a cidade...
“- E assim foi o mês cultural, com grandes apresentações e várias emoções. Começamos numa bela noite de Orquestra na praça, onde além do riquíssimo espetáculo de músicas variadas, encantamos também com a simplicidade, a espontaneidade e o talento do grande violinista, Nicolau Sulzbeck”, destacou Jacob.
Recordando cada espetáculo apresentado na cidade, durante todo o mês de setembro, agradeceu: “Por tudo isso, por esse presente de tanta beleza, tanto riso, tantas alegrias nos finais de semana setembrinas, Sacramento agradece. Obrigado, Laticínio Scala!”
Cynthia Verçosa, uma das diretoras da Tri Ciclo Produções, marcou presença na cidade em todos os espetáculos e na culminância de mais um projeto, fez também uma avaliação positiva do projeto, prometendo a terceira edição.
“- O sucesso neste segundo ano de espetáculos na cidade já era esperado, porque vamos conhecendo a cidade, o público, agregando parceiros, além do Scala que é o patrocinador e as expectativas foram superadas, pois atingimos um público de seis mil crianças, nas escolas da cidade e zona rural com o Quintal da Guegué e cerca de três mil adultos nos demais shows’’.
A produtora elogiou também o público. ‘‘Uma maravilha, um público maravilhoso, abrangendo várias faixas etárias que gosta de boa música, dança, ri, aplaude, interage”, reconheceu, dando a boa notícia: “No ano que vem tem mais, teremos o terceiro ano do Mês Cultural Scala”.
Para o empresário Ílio Borges Araújo, incentivador e amante das artes, ao lado da esposa Letícia, afirmou que o projeto do Laticínio Scala engrandece a cidade. “O Mês Cultural Scala é uma oportunidade ímpar que o sacramentano tem de assistir a grandes espetáculos de arte e cultura. Considero até um grande presente para a cidade e tenho a certeza de que grande parte dos sacramentanos, e até de cidades vizinhas, se encantaram com artistas de primeira grandeza. Como no ano passado, quando assistimos a coisas maravilhosas no teatro, danças, artes que, para vermos, teríamos que sair da cidade e pagar caro e aqui é gratuito, graças ao Laticínio Scala. Sem dúvida, um projeto cultural que engrandece a cidade com esses valores”, avaliou.