A III Semana Municipal de Combate à Violência contra o Idoso, nessa quarta feira 17 foi encerrada com uma passeata pelas ruas do centro da cidade, chamando atenção para o tema. Conforme informações de uma das coordenadoras, Erineia Aparecida Barroso Caetano Oliveira, assistente social, coordenadora do Centro de Referência Social (CRAS) esta edição foi a mais concorrida, com cerca de 100 participantes.
“- Foi uma semana muito positiva, das três edições essa foi a mais participativa, isto é, surtiu o efeito que esperávamos, o que significa que nosso objetivo de conscientizar, despertar e sensibilizar toda a população para essa violência contra o idoso, que não é só a agressão física, mas também a psicológica, a patrimonial, a negligência, o abandono, que são mais comuns que a violência física”, avaliou.
A semana foi promovida pela Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, juntamente com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), um serviço financiado pelo Governo Federal e contrapartida do município, que tem como objetivo principal o Serviço de Proteção de Atendimento Integral à Família (PAIF).
“- A execução do PAIF é obrigatória e exclusiva e consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Em Sacramento, o CRAS funciona no antigo Lar Solidário”, informou Erineia.