A Paróquia do Santíssimo Sacramento em parceria com a Prefeitura da cidade, levou à praça do Rosário, no sábado 28, centenas de pessoas para a Feira da Fraternidade, culminância do Projeto Servir criado pela Paróquia dentro do tema da Campanha da Fraternidade 2015, 'Fraternidade: Igreja e Sociedade', e lema, 'Eu vim para servir'.
De acordo com o pároco padre Sérgio Márcio de Oliveira, o Projeto Servir nasceu de uma experiência bem sucedida na sua antiga paróquia, na cidade de Tapira, ao vivenciar o tema, 'Fraternidade e Saúde Pública' da CF 2012. O Projeto Servir consistiu do levantamento de cinco áreas de serviços na cidade: social, educação, saúde, segurança pública e o serviço prestado pelas instituições e a igreja e, durante as cinco semanas da quaresma os assuntos foram trabalhados nas instituições, com o material fornecido pela paróquia.
“- Na parte religiosa, a cada final de semana, as instituições ligadas participaram das liturgias, nas nossas celebrações. Além disso, fechando cada semana, na quinta-feira, uma palestra, abordando o serviço em foco, com uma participação foi muito boa. O projeto teve muito boa aceitação, culminando com a Feira da Fraternidade oferecendo lazer e serviços diversos para a comunidade”, avaliou.
Destacando o tema da CF 2015, Pe. Sérgio confirma sua importância. “Foi um tema muito propício e ecumênico, porque todos nós estamos aí para servir, independente do credo, o serviço é prestado e foi isso que quisemos mostrar, que Sacramento tem muitas pessoas ligadas não apenas à religião e que prestam serviços relevantes à comunidade e também fazer um chamamento a todos para também servirem”, disse, lembrando que a CF não termina com o domingo de Páscoa, mas permanece durante todo o período pascal. De acordo com o pároco, outras atividades serão realizadas ainda este ano dentro do Projeto Servir.
O Secretário de Governo, Adriano Magnabosco, falando da participação dos vários serviços da prefeitura, agradeceu ao pároco pelo convite para a participação dos serviços públicos prestados à população e que são levados nas ruas de lazer. “É mais uma oportunidade de mostrarmos o que temos na Prefeitura nas áreas de saúde, assistência social, cultura, meio ambiente e o bom foi que a população prestigiou e teve acesso a esses serviços”, afirmou, destacando que foi uma parceria saudável dentro da proposta da campanha e do Projeto Servir. “A CF traz um lema muito importante que é o servir e entendo que ao servirmos, estamos sendo servidos também e cada um serve naquilo que pode e tudo se reverte à população, e quando se fala em religião e pessoas de bem, a parceria é muito saudável”, avaliou.
Dentre os vários serviços oferecidos pela PMS, destacam-se a ambulância, nutricionista, educador físico, aferição de pressão e glicose, educação bucal e esclarecimentos da Vigilância Sanitária, distribuição de mudas e água. Além da divulgação do ano das Personalidades Religiosas, com banners e folhetos e, para a criançada, pintura de rosto e brincadeiras, dentre outras.