O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu em reunião nesta quinta-feira 17 que o uso do extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas, será opcional, ou seja, a falta do equipamento não mais será considerada infração nem resultará em multa.
A entidade justifica que os carros atuais possuem tecnologia com maior segurança contra incêndio e, além disso, o despreparo para o uso do extintor poderia causar mais perigo para os motoristas. Mas o equipamento continua sendo obrigatório para caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis.
Destaque-se que, desde 1970, rodar com veículos sem o equipamento ou com ele vencido ou inadequado é considerado infração grave, com multa e mais 5 pontos na carteira de motorista, só que o Brasil é um dos poucos países que obrigava automóveis a ter o extintor.
O fim da obrigatoriedade do extintor para carros começará a valer a partir da publicação da resolução, o que deverá ocorrer nos próximos dias, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
A medida foi anunciada pouco antes de começar a valer a obrigatoriedade dos extintores do tipo ABC, prevista para 1º de outubro, depois de quatro prorrogações. A decisão repercutiu nas redes sociais e é comparada à do kit de primeiros socorros, que passou a ser obrigatório nos carros em 1998 e, no ano seguinte, a exigência foi derrubada. E muita gente que trocou, chiou e com razão, afinal os preços dos extintores variaram entre R$120 a 180 reais.