O arcebispo da arquidiocese, Dom Paulo Mendes Peixoto, está em Sacramento desde a manhã da quinta-feira e permanece na cidade até o domingo 30, em visita pastoral à Paróquia do Ssmo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria.Cumprindo extensa agenda, o arcebispo está visitando todas as obras assistenciais católicas, instituições e pastorais ligadas à Paróquia.
Nesta sexta 28, dom Paulo, foi recebido pelas crianças, irmãs, educadores e diretoria da Casa Infanto Juvenil São Vicente de Paulo (CIJU). Falando ao ET, explica que das 60 paróquias da arquidiocese, em 20 municípios, essa é a 33ª visita em pouco mais de dois anos.
“- Em Sacramento já é a segunda visita, porque já estive na Paróquia de Nossa Senhora d´Abadia e voltarei em outubro, entre os dias 9 a 12, para a visita pastoral nas 19 comunidades rurais, incluindo a paróquia do Desemboque”, disse.
Explica o arcebispo que “essa visita é um momento de contato com o povo, as pastorais, as entidades e até nas escolas, o que não está acontecendo em Sacramento, visto que são muitas escolas na paróquia e não daria para visitar todas, então para visitar umas e outras não, optamos por não fazer. E, através das entidades e os diversos segmentos chegamos a todos, porque são segmentos que trabalham para o povo, além disse temos as celebrações nas igrejas das comunidades”, destaca.
Em outubro, dom Paulo retorna para vista às comunidades rurais e, no dia 12, participa da Procissão Fluvial de Na. Sra. Aparecida, no rio Grande pela primeira vez.
Acompanhando o arcebispo, Pe. Sérgio Márcio reconhece que a visita vem somar. “Como diz a música, 'quando a gente ama, a gente cuida', ele vem no sentido de cuidar, não é uma fiscalização, senão seria 'fiscalização pastoral', ele vem para conhecer pessoas e o trabalho realizado, interagir, vivenciar as diferentes realidades, enfim, ele vem para estar mais próximo do seu rebanho. E é um momento muito rico para toda a cidade”, reconhece o pároco que estava acompanhado de Pe. Gil Araújo.