Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Desemboque realiza uma de suas melhores festas

Edição nº 1475 - 24 Julho 2015

Fé, devoção, alegria e um clima de confraternização foi o que os moradores do Desemboque e centenas de  visitantes que passaram pelo histórico povoado, nos dias  17 e 18 últimos, para o encerramento de mais um festa em louvor à sua padroeira, Nossa Senhora do Desterro.

 Os festejos religiosos iniciaram-se na sexta-feira, 17 com a reza do terço na matriz da vila e, em seguida a tradicional quadrilha, quando foi acesa uma imensa fogueira e show com a dupla Rei Gaspar e Majestade.  O dia da Festa de Na. Sra. do Desterro, no sábado, as atividades começaram com um torneio de futebol entre as equipes rurais, cavalgada e carreata inédita na festa com a participação de 22 carros de bois, seguida da bênção dos carreiros e cavaleiros e, às 17h, missa e a procissão luminosa, presididas por padre Gil Araújo.  Após as celebrações, show com a dupla Pedrinho Júnior e  Dalila.

Uma das iniciativas dos moradores do povoado elogiada pelo grande público que compareceu à festa deste ano foi a aquisição pela comunidade de quatro grandes tendas, no valor de R$ 32 mil, arrecadados através de campanhas, para a realização da festa. “Os festeiros e as equipes fizeram um trabalho maravilhoso. Foi uma festa muito bonita, muito bem organizada. E valeu a pena, porque é uma comunidade muito unida”, elogiaram Wesley De Santi – Baguá, e Zezé Manzan, organizadores da cavalgada. 

Encontro de carreiros reúne 22 carros de boi

Um dos pontos altos da festa foi o encontro de carreiros, que reuniu 22 carros de bois de Tapira e de toda a região. A organização dos carreiros ficou a cargo de Reginaldo Manzan (Zezé) e Wesley De Santi – Baguá, a pedido do festeiro Maurício Viana.

  De acordo com Baguá, o encontro de careiros começou há alguns anos, mas com a falta de apoio aos carreiros no trajeto, eles estavam desanimados e decididos a parar. “De Tapira ao Desemboque é uma distância de 40 km e como não estava havendo um apoio efetivo, eles iriam desistir de participar da festa, então o Mauricio nos pediu pra dar apoio na logística, ajudar na organização do encontro dos carreiros até o Desemboque. Outras pessoas se juntaram e o apoio foi total nos dois dias de viagem, com a  travessia do rio das Velhas,  travessia no Córrego da Joana, almoço, jantar, café, enfim um suporte completo”, explicou, lembrando como começou. 

“- Esse encontro começou com três carros, depois seis, oito, a cada ano ia aumentando, e agora chegamos a mais de 20. Uma tradição muito bonita. Quem esteve lá, tenho certeza de que voltará no ano que vem”, afirma, parabenizando os festeiros e toda a comunidade. 

Segundo os organizadores foram dois dias de viagem. “O primeiro, até a fazenda do Chiquinho Ruão, onde pernoitaram. No outro dia, prosseguiram até a comunidade dos Pinheiros, onde os carreiros foram recebidos com queima de fogos, jantar no barracão, animado por folia de Reis. Na manhã seguinte, os carreiros completaram a viagem até o Desemboque onde foram também recebidos pelos festeiros, Maurício, Edmar, Samuel e suas esposas assumindo a partir dali a coordenação. Ficamos muito felizes, porque reunimos 22 carros de bois”, avaliou Baguá, em nome da comissão de apoio. 

 

Para quem esteve na festa e presenciou a chegada dos carreiros e da cavalgada foi pura emoção, verem carreiros de fé,  homens com coragem e determinação, se emocionarem ao chegarem ao povoado e serem aplaudidos por centenas e centenas de pessoas. 

 

  Agradecimento dos festeiros

Os festeiros Maurício Alves Rodrigues e Letícia, Edmar de Paula Resende e Sheila, Samuel Henrique Borges e Juliana, braços direitos do pároco padre Sérgio Márcio de Oliveira e do vigário paroquial padre Gil Araujo, que contam com uma equipe de trabalho de cerca de 100 pessoas, agradecem a todos pela a colaboração  e apoio, em todos os momentos da festa,  que iniciou no dia 20 de junho, com a novena  nos finais de semana, até o encerramento  neste dia 18.
Em nome dos festeiros, Mauricio Viana faz um agradecimento especial. “A distância de nossa comunidade do Desemboque e a cidade de Sacramento é bastante considerável. Devido a isso e à falta de estrutura física aqui existente, acatamos a ideia de pessoas amigas para melhorias no espaço físico onde acontece essa grandiosa festa, uma vez que o salão comunitário, em dias de festa acomoda apenas o serviço de cozinha e bar. 
A ideia foi um sucesso! Os moradores da comunidade do Desemboque, das demais comunidades rurais e até cidades vizinhas se empenharam fazendo doações de bezerros, leitoas, frangos e até mesmo dinheiro e graças a esse empenho coletivo conseguimos adquirir para a comunidade quatro tendas (10X10m) e um palco (4,20m X 6m) no valor de R$32.000,00, que serão usados em todos os eventos que a comunidade vier a realizar. 
Por isso, nós, festeiros da de N. Sra. do Desterro agradecemos imensamente a todos que nos ajudaram,  seja com o suor do seu trabalho ou doando algo de cunho material. Toda ajuda que recebemos contribuiu para que a festa transcorresse da melhor maneira possível. Nosso desejo é um só: que não  esmoreçamos jamais e que juntos possamos continuar fazendo muito mais em prol da nossa comunidade-mãe. 
Que N. Sra. do Desterro abençoe a cada um, que direta ou indiretamente, esteve envolvido para que essa grandiosa festa acontecesse e proporcione a todos nós muita saúde e paz!”