Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

CMS entrega títulos de cidadania e comendas

Edição nº 1496 - 18 Dezembro 2015

Em sessão solene realizada na noite dessa terça-feira 15, no Paço Municipal, a Câmara Municipal prestou honrosas homenagens com a outorga de Título de Cidadania e Comenda da Ordem do Mérito Legislativo 'Dr. Clemente Vieira de Araújo' a 18 moradores da cidade.
O reconhecimento com o Diploma de Cidadania Honorária é dado àqueles peregrinos que aportam em Sacramento e aqui constroem os seus sonhos, criam suas famílias e contribuem com o progresso e desenvolvimento da cidade. A Comenda do Mérito Legislativo reconhecesse aqueles que prestaram relevantes serviços ao município.

 

Os novos filhos da terra

* Alex Vinício Bovi, 52, nascido em Conquista, há tempos adotou Sacramento como sua terra, onde atua como cabeleireiro profissional, no salão Tesoura de Ouro, no bairro Perpétuo Socorro, onde sempre morou e onde também atua como voluntário nos trabalhos sociais, religiosos e esportivos. Por duas  gestões (2005/2008 e 2009/2012) ocupou o cargo de vereador na cidade, deixando, dentre outros, o projeto Aluno Nota 10.
*Cristiano Freitas Andrade, 42, natural de Uberaba, desde 1998 tem vínculo com Sacramento, ainda como estudante de Medicina, quando ministrava aulas de Física em cursinho que se transformou no Colégio Rousseau. Formado médico pela UFTM, Cristiano se tornou médico e segundo Tenente do Exercito Brasileiro, ao servir em Brasília por dois anos, até optar por Sacramento, trabalhando  no PSF Cajuru  e no Lar São Vicente de Paulo.
*Elizabete Terezinha Pinhal  Nunes, 46,  nascida em Guaxima, município de Conquista, veio para Sacramento em 1993, como funcionária da Sak´s. Mais tarde, investiu na sua formação através de cursos do Senac, tornando-se cabeleireira e empresária, no Salão da Bete, com loja anexa. Além da atividade empresarial, Bete trabalha como voluntária na Pastoral da Criança e Lar São Vicente de Paulo.  Bete é casada há 22 anos e mãe de Mariana.
* Geraldo Eustáquio da Silva, 55, natural de Patos de Minas, sargento Geraldo, como é conhecido, reside em Sacramento há 34 anos, desde 1981, quando chegou recém formado. Nesse tempo só se ausentou da cidade para cursos de formação. E aqui trabalhou até 2010, quando foi transferido para a reserva como subtenente e optou por permanecer na cidade, onde se casou com Maria do Carmo Borges, pais de uma filha, a fisioterapeuta Caprice.
* Mozart José Ribeiro, 48, médico veterinário, se destaca na cidade, desde 1999, com a empresa Nascente Embriões, especialista em reprodução bovina e equina, da raça Magalarga Marchador, além de ser um grande apoiador e incentivador de eventos no ramo. Filho de Lázaro Ribeiro Lemos e Maria Luiza Lemos, Mozart é casado com Neide Aparecida Borges, pais de dois filhos,  Murilo e Mariana.
*Osmar Trevisan Júnior, 35, natural de Divinolândia (SP), Juninho Trevisan, como é conhecido, chegou a Sacramento em 2001, para se dedicar ao plantio de batata, atividade que se expandiu levando o o Grupo Trevisan Alimentos a plantar noutras regiões, mas mantendo a matriz no município. Hoje o grupo planta também cebolas no município. Empresário dinâmico, homem de fé e filantropo conquistou a cidade. Juninho é casado com Ana Maria Moda, pais de um filho, Breno.
*Rafael Jorge, 31, Delegado da Polícia Civil, é natural de Franca e chegou a Sacramento em 2012, vindo transferido de Conquista, onde trabalhou por dois anos como delegado titular da comarca. Transferido para Sacramento, destaca-se pelo seu trabalho profícuo e atuante à frente da Delegacia de Polícia. Palestrante, leva sempre palavras de incentivo e de promoção humana aos jovens. É frequentador assíduo dos estudos da doutrina espírita, que professa.
*Sebastião Mendes do Nascimento, 81, é natural do arraial de Perdizinha, chegou a Sacramento em 1965. Durante esses 60 anos, Sebastião escreveu sua história de vida em Sacramento, desempenhando várias atividades profissionais, até que  finalmente,  se tornou  borracheiro, atividade na qual se aposentou em 1989, mas prosseguiu na função por mais sete anos. Tião Borracheiro, como é conhecido, é casado com Eusápia Teixeira,  pais de seis filhos.

Os novos comendadores...

* Antonio Claret Zandonaide, 76, filho dos saudosos Pedro Zandonaide e Olímpia Fornazier Zandonaide, é agronômo formado em Muzambinho. Como criador de cavalos, leva o nome de Sacramento Brasil a fora com o Haras Zandonaide, especialista  na raça Mangalarga Machador.  Claré, como é conhecido, é casado com Terezinha  Luzia Zandonaide, pais de três filhos: Beatriz (Paulo Roberto), Claret Filho ( Lívian) e Alexandre (Luciana), que lhes deram  cinco netos.
* Aristócles Borges da Mata (Papinha), 74, natural da vizinha cidade de Conquista, chegou a Sacramento aos dez anos. São 64 anos de trabalho e altruísmo dedicados a Sacramento. Aqui Papinha escreve sua bonita história de vida, como funcionário público, político e eminente advogado, inclusive na  região. Destaca-se no serviço filantrópico como voluntário de instituições locais e da Casa do Caminho, em Araxá. Casado há 50 anos com  Jerônima Cruvinel Borges (Noninha), é pai de dez filhos, avô de 26 netos e 13 bisnetos.    
* Celso Bizinoto Almeida (Barão), nascido na região da Mumbuca, desde cedo passou  a ajudar o pai, Mario Antonio de Almeida (Mário Eugênio), até que fundaram a empresa Café e Cereais Almeida. Mais tarde investiu noutras atividades econômicas,  até que por fim a forte vocação pela agropecuária falou mais alto. Barão, a exemplo do pai, ocupou o  cargo de vice prefeito na cidade. Barão é casado com Márcia Lopes Zago, pais de Marcella (Fernando Andrade).
* Isan Magnabosco, 44, filho  do saudoso empresário e político, João Magnabosco, e da Profa Hebe Borges, Isan é engenheiro elétrico da Cemig, empresa onde ingressou por concurso  aos 17 anos e até hoje  fez e faz história, chegando a receber  o prêmio União Brasileira de Qualidade (UBQ). Na cidade, se destaca pelos trabalhos ligados à Igreja Católica e obras sociais vicentinas. Isan é casado com Fabiana Guarato Neves, pais de dois filhos. 
* Jucelaine Maria Borges Martins, 58, se destaca na cidade por seu trabalho como carnavalesca, quer como incentivadora e coordenadora de blocos, como diretora e fundadora da extinta escola Tradição Sacramentana. Funcionária pública municipal, ocupou relevantes funções no serviço público, em especial na área de assistencialismo social. Desenvolve ainda trabalhos voluntários em campanhas beneficentes. Jucelaine é mãe de quatro filhos.
* Marcelino Henrique, 53, é formado em Administração e Processamento de Dados, fez sua vida como bancário do Banco do Brasil, onde ingressou em 1977 como aprendiz e lá se aposentou, depois de 36 anos de serviços.   Mas a grande obra de Marcelino é o trabalho social e religioso, como coordenador do curso de noivos e outros serviços na paróquia. Marcelino é casado com a Profa. Maria Andreia Brigagão Caldeira, pais de duas filhas.
* Marcos Adriano de Sousa (Dadi), é um dos grandes colaboradores do carnaval na cidade, o que o fez pessoa querida por todos, arrebanhando milhares de foliões no bloco Vai Quem Quer. Um carnavalesco nato, muito contribui para o Carnaval de nossa terra. Pessoa ativa e disponível, está sempre colaborando com promoções de alcance social na cidade. Dadi é filho de Antônio Rodrigues de Souza e Gilda Martins de Souza. É casado com Leila Gonçalves.
* Mário Florentino Santana, 83, é comerciante aposentado, mas fez de sua vida um serviço social , como membro da Sociedade São Vicente de Paulo há mais de 40 anos, foi um dos fundadores do Cerea, ali trabalhando há mais de 30 anos. Ministro da Eucaristia e Irmão do Santíssimo, atualmente ocupa ...O cargo de presidente do Dispensário dos Pobres, uma das mais antigas obras vicentinas da cidade.  Mário é casado com Delfa Tassina Santana, pais de quatro filhos.
* Maria do Carmo Miguel, 64, é a conhecida Maria da Néia, que faz história no carnaval local como baiana da escola do coração, o Treze de Maio, incluindo aí, também,  a sua paixão pelo time verde e branco. Maria faz pare do grupo de dança afro de Sacramento. Destaca-se ainda por ser excelente cozinheira, trabalhando sempre como voluntária nas festas comunitárias. Maria é mãe de quatro filhos: Ceciliane, Rutineia, Igor e Iago. (Fonte dos dados biográficos: secretaria da CMS)
Na mesma noite, a Câmara Municipal prestou homenagem a Guarda de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, pela comemoração de seus 60 anos, na pessoa de sua presidente, Maria Aparecida de Fátima  Moreira.
Coube ao médico, Cristiano Freitas Arantes, o agradecimento pelas homenagens, quando destacou seu amor pela terra que escolheu para viver. “Cada um de uma forma ou de outra, nas nossas  áreas  e nas nossas posturas de vida, temos buscado contribuir para uma Sacramento melhor, com exemplos,  atitudes, modos de ver e viver a vida. que Deus continue nos iluminado para que possamos continuar semeando coisas boas, contribuindo para o bem estar de nossa sociedade”, frisou o médico.
A sessão solene de homenagens, contou com a presença de todos os vereadores, autores, cada um, de duas homenagens, uma na concessão do título de cidadania e outra para a outorga da Comenda do Mérito Legislativo. Foi presidida pelo vereador presidente da casa, Mateus Pereira, e prestigiada pela presença do prefeito Bruno Scalon Cordeiro. Em pequenos discursos, todos usaram a tribuna para saudar os seus homenageados. A reunião foi abrilhantada pelos jovens talentos sacramentanos, João Marcos  e Marcel Almeida