Sacramento sediou nesta quinta-feira 22 o Circuito Mineiro de Cafeicultura, evento promovido pela Emater, Prefeitura e Sindicato dos Produtores Rurais, visando fortalecer ainda mais o processo de produção de café na região, que representa uma das maiores economias do Estado, conforme justificou Fabiano Magella Lucas de Carvalho, Diretor de Promoção e Articulação Institucional da Emater, em entrevista ao ET.
“- Queremos colocar a Emater, a nossa secretaria de agricultura e demais órgãos junto aos produtores para que tenham mais condições de produzir, gerando renda para eles mesmos e, consequentemente, mais recursos para o município e Estado”.
Ainda de acordo com o diretor, o Circuito traz para os cafeicultores uma proposta de aumento da cafeicultura de forma sustentável. “Não adianta querermos levar extensão rural se não tivermos pesquisas de qual o tipo de café pode ser desenvolvido na região e é isso que estamos trazendo, orientações, pesquisas, informações para que o produtor possa ter o seu gado, mas possa produzir também o café numa sustentabilidade melhor. Sabemos o potencial que Sacramento tem, por isso o Estado traz a sua contrapartida, que são as informações, o conhecimento para aumentar a produção”, explicou.
Na abertura do evento, que contou a presença de 126 pessoas inscritas de Araxá, Claraval, Ibiá, Perdizes, Pratinha, Tapira, Uberaba e Sacramento, o prefeito Bruno Scalon Cordeiro saudou os presentes, ressaltando a vocação agropecuária do município, seguido dos discursos proferidos pelo diretor de Promoção e Articulação Institucional da Emater, Fabiano Magella Lucas de Carvalho; do presidente do Sindicato Rural, Hermógenes Vicente Ribeiro e do cafeicultor Ivan Sebastião Barbosa Afonso.
Em seguida, três palestras proferidas pelos engenheiros agrônomos Julian Silva Carvalho, Bernardino Cangussu e Kelso Silva F. Júnior, abordando os temas: 'Cenário Mundial da cafeicultura', Certifica Minas (Programa de Certificação de Café) e Manejo Nutricional do Cafeeiro. Além das palestras foi distribuído um rico material sobre cafeicultura.
Prefeitura dispensa Extensionista
É sabido que diante da crise econômica, o município dispensou o extensionista agrônomo da Emater, Roberto Carlos Mendes. Abordando o assunto com o diretor Fabiano Lucas, este reconheceu a falta do funcionário, mas entendeu a justificativa da Prefeitura. “É um profissional importante e que faz muita falta, até porque o município de Sacramento, pela sua área, deveria ter até quatro técnicos, mas entendemos que essa dificuldade financeira que o município enfrenta não é só de Sacramento, está geral, mas estamos buscando uma solução junto ao governo”, disse.