Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade celebra seu 195º ano

Edição nº 1479 - 21 Agosto 2015

A cidade encerra nesta segunda-feira as festividades que marcaram o seu 195º aniversário com a realização de uma rua de Lazer, na praça Prof. José Natálio. Foi uma semana de atividades iniciadas dia 16 último com Missa na Basílica do Santíssimo Sacramento, seguida nos dias seguintes por homenagens (veja matéria nesta edição),  Torneio Leiteiro e inaugurações.

O prefeito Bruno Scalon Cordeiro inaugurou a reforma e ampliação da EM Profa. Sílvia Vieira; reforma e cobertura da Quadra Poliesportiva Rei Azor;  e reforma da EM Luiz Magnabosco. As atividades prosseguiram com exposição dos trabalhos dos alunos sobre as Personalidades Religiosas, a quem o prefeito dedicou o ano, na Secretaria Municipal de Educação e, no domingo, Missa em ação de graças, na Igreja Matriz de Na. Sra. da Abadia. 

“- Independentemente de seu credo,  Pe. Antônio Borges de Souza, Mons. Antônio da Cunha, Corina Novelino, Eurípedes Barsanulfo, Heigorina Cunha, Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswick, Pastor Leonard Ketchener Nye e Pe. Victor Coelho de Almeida fizeram de Sacramento um recanto de paz, amor e de religiosidade”, lembrou o prefeito nominando as personalidades escolhidas para serem homenageadas. 

Semana da Comunidade 

Resgatada pelo prefeito Bruno Cordeiro, no início de seu governo, a Semana da Comunidade este ano teve como patrona a Profa. Célia Bianchi, agraciada também com a Comenda da Ordem de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento. Hoje, nonagenária, residindo em Belo Horizonte com os filhos, a Profa. Célia Bianchi recebeu em sua casa a comenda do prefeito Bruno. Agradecendo a homenagem em carta frisou: “Deixo o meu abraço e meu carinho a todo sacramentano”.

Quem foi Irmã Benigna

Ir. Benigna exerceu com profunda devoção o carisma de sua congregação na ajuda, apoio e assistência aos internos carentes da Santa Casa. Prestou relevantes serviços também à educação como professora de Sociologia da EE Cel. José Afonso de Almeida, regente de coral, sendo inclusive autora da música e letra do Hino à Padroeira da cidade. Foi Irmã Benigna quem criou no antigo Trás do Morro, hoje bairro João XXIII, a Obra Social João XXIII, onde construiu várias casas para os pobres. Foi também a idealizadora da Bandeira do município, por recomendação do então prefeito José Alberto Bernardes Borges, em 1971, aprovada em lei pela Câmara Municipal.