De acordo com o presidente, as visitas serão feitas pelo menos uma vez por mês, aos sábados, no dia em que a banda se reúne para ensaiar. “Aproveitamos esse dia unindo o ensaio com a apresentação, que terá sempre um repertório bem eclético, do clássico, passando pelas marchas e o cancioneiro popular”, justificou Waltinho, informando que a próxima visita será no Lar São Vicente de Paulo.
Além de levar a banda à sociedade, a nova diretoria quer resgatar também a história da banda. “Temos de fazer este resgate, deixar tudo registrado, desde os fundadores até os dias atuais”
Fundada pelo saudoso maestro Triste, em 1960, a Banda Municipal, hoje tem o nome de Banda Lira do Borá. Com seus 55 anos, é, portanto, um patrimônio da cidade e é mantida pela Associação Musical de Sacramento, através de subvenção repassada pela PMS, no valor aproximado de R$ 20 mil anuais.
“- A subvenção é praticamente para pagar o maestro, mas felizmente, temos conseguido parcerias na iniciativa privada e doações junto à comunidade, como as que conseguimos com as apresentações no Parque Náutico de Jaguara. Essas apresentações é que nos tem ajudado muito com uniformes e outras necessidades”, reconhece, agradecendo aos patrocinadores.
Segundo o presidente Walter Rios, a banda está passando por uma reestruturação. “A partir de 1965, ela foi regida pelo maestro Edin Neves, até seu falecimento. Logo após, foi contratado o maestro, Major Paulo Constância que está na banda há 16 anos. Mas a Banda Lira do Borá já teve um número muito maior de integrantes, já chegamos a 39, hoje somos 15 componentes tocando”, disse, lamentando a perda de dois grandes músicos. “Tivemos duas grandes perdas, dos músicos Antonio Cachimbeiro e do Sebastião Caiana. Dois valorosos músicos que representam uma perda muito grande e tivemos a felicidade de substituir a bateria como o Felipe Dione e de seu filho o Felipinho, e o Carlos. Mas em breve teremos mais gente, porque temos cerca de 40 alunos estudando com o maestro Paulo, às segundas-feiras e sábados”.
Maestro Paulo Constâncio recebeu do prefeito Bruno Scalon Cordeiro a Comenda da Ordem de Na. sra. do Patrocínio do Ssmo. Sacramento, pelos serviços prestados à cidade, no dia 18 de agosto, por ocasião dos festejos do aniversário da cidade no dia 24 agosto.