Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Bancários de Sacramento aderem à greve

Edição nº 1487 - 16 de Outubro de 2015

Bancários de Sacramento aderiram esta semana à greve nacional da categoria, conforme constam comunicados afixados nas agências do Banco do Brasil, Bradesco  e Itaú. Na quinta-feira 15 foi a vez de os funcionários da Caixa Econômica Federal aderirem ao movimento que iniciou no dia 6/10.

De acordo com o  Comando Nacional dos Bancários, órgão que engloba todos os sindicatos da categoria no país, a luta é por diversas questões, dentre elas o reajuste salarial de 16%; com piso inicial, no setor bancário, de R$ 3.299,66; reajuste de auxílios, como os vales-alimentação e refeição; 13ª cesta e auxílio-creche/babá de R$ 788 ao mês, para cada benefício, correspondendo ao valor do salário mínimo nacional vigente. 

Conforme o Comando, a decisão foi tomada em assembleia geral, realizada no dia 1º, após quase dois meses de negociação, com uma contraproposta de reajuste salarial inferior ao percentual de inflação por parte da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), a categoria, então,  decidiu interromper suas atividades por tempo indeterminado, até que haja acordo entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban.

Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que a população tem à disposição uma série de canais alternativos para realizar transações financeiras.

Os bancos oferecem aos clientes opções como os caixas eletrônicos, internet banking, o aplicativo do banco no celular (mobile banking), operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.