Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Assembleia aprova mudanças no Sicoob Credicoasa

Edição nº 1468 - 5 Junho 2015

1. Transformação da Cooperativa em Livre Admissão e Reforma Geral do Estatuto Social do SICOOB CREDICOASA, sem alteração do objeto social (artigos 1º ao 60), com alteração da estrutura organizacional, denominação social e condição de associação do SICOOB CREDICOASA; 2.Reforma Geral do Regimento Eleitoral do SICOOB CREDICOSA (art. 1º ao 28); 3.Aprovação de Política Institucional de Governança Corporativa; 4.Fixação do valor global para pagamento dos honorários e das gratificações dos membros da Diretoria Executiva; 5.Fixação dos honorários e gratificações do Presidente do Conselho de Administração; e 6.Assuntos gerais de interesse social.  

OBS: 1. A presente Assembléia Geral Extraordinária realizar-se-à em local diverso da sede social, por absoluta falta de espaço físico nesta CREDI.

Sacramento/MG, 15 de Maio de 2015.Carlos Roberto de Almeida-  Diretor Presidente – SICOOB CREDICOASA 1248, em condições de votar.

Diretores e cooperados da Cooperativa de Crédito Rural de Sacramento Ltda – Sicoob/Credicoasa reuniram em assembleia geral extraordinária no dia 29 de maio para tratar da seguinte pauta:  

 

1 - Transformação da Cooperativa em Livre Admissão e Reforma Geral do Estatuto Social do SICOOB CREDICOASA, sem alteração do objeto social (artigos 1º ao 60), com alteração da estrutura organizacional, denominação social e condição de associação do SICOOB CREDICOASA; 

2 - Reforma Geral do Regimento Eleitoral do SICOOB CREDICOSA (art. 1º ao 28); 

3 - Aprovação de Política Institucional de Governança Corporativa; 

4 - Fixação do valor global para pagamento dos honorários e das gratificações dos membros da Diretoria Executiva; 

5 - Fixação dos honorários e gratificações do Presidente do Conselho de Administração; 

6 - Assuntos gerais de interesse social.  

Após as explicações de cada um dos itens pelo diretor administrativo Adão Brasileiro dos Santos, o presidente Carlos Roberto de Almeida coordenou a votação colocando cada um dos assuntos da ordem do dia em votação. Todos foram aprovados por unanimidade dos presentes. 

 

Agenda positiva e permanente para o cooperativismo

 Abrindo a pauta dos trabalhos, o diretor presidente Carlos Roberto justifficou a realização da assembleia geral extraordinária. “Hoje, vivemos um momento ímpar onde a velocidade das mudanças é muito grande e reflete em nossas atitudes. Por isso, essa é uma oportunidade de apresentar propostas e soluções claras e construir uma agenda positiva e permanente para o cooperativismo”, disse, ressaltando o crescimento do Sicoob - Sistema Cooperativo de Crédito do Brasil.

“- A cooperativa começou bem pequenininha,  passou por dificuldades e descrença de pessoas, mas  hoje apresenta bons resultados, sinal de que a nossa semente foi bem plantada e cultivada com sucesso”, disse mais, anunciando o objetivo daquela reunião. 

“- Por isso hoje,  estamos aqui para passarmos para uma outra fase do cooperativismo de crédito, a livre admissão de associados, lembrando que, antes de crescer em número de associados nosso maior dever é atender cada vez melhor aqueles que já fazem  parte  de nossa cooperativa e reverter isso também para a comunidade”, frisou. 

Coube ao diretor administrativo, Adão Brasileiro a apresentação das propostas da ordem do dia.  Justificou o diretor que as mudanças têm a autorização do Banco Central do Brasil (BACEN), inclusive na  estrutura organizacional, que é o conjunto de mecanismos e controles, internos e externos, que permitem aos associados definir e assegurar a execução dos objetivos da cooperativa, através da Assembleia Geral, que continua tendo o poder de decisão. 

“- As primeira mudanças dizem respeito à gestão da cooperativa, que terá, a partir de agora, seus papeis e funções melhor definidas - destacou Brasileiro, explicando - caberá ao  Conselho de Administração as decisões estratégicas; ao Conselho Fiscal, como o próprio nome indica, a incumbência de fiscalização da cooperativa e à Diretoria Executiva, a gestão dos negócios no seu dia a dia”.

Explicou o diretor que, além do estatuto da instituição, que será aprovado nesta AGE, somos dotados de regulamentos, políticas de créditos, regimento interno e outros procedimentos que a fazem cumprir normas contábeis e fiscais. Esses mecanismos de controle, além de necessários são fundamentais para levar a vocês, nossos associados a transparência de sua gestão”, frisou.

 De acordo com Brasileiro, a identidade da instituição não mudaria em nada. “Haverá apenas a alteração no nome da instituição, que passará a ser 'Sicoob Sacramento', ao invés de 'Sicoob Credicoasa'. Essa nova nomenclatura, segundo o diretor, atende a uma mudança que vem acontecendo a todas as cooperativas, com a aprovação do Banco Central - BACEN, a uniformização da marca, o termo Sicoob seguido do nome da cidade, e conforme já acontece com 90% das cooperativas de crédito do país.

Sobre as vantagens da livre admissão de associados, uma meta que vem sendo reivindicada há vários anos pelo novo Sicoob Sacramento e agora autorizada pelo BACEN, o diretor administrativo Adão Brasileiro enumerou algumas vantagens:

- Vai proporcionar uma alavancagem na captação de depósitos à vista e a prazo;

- Aumento na participação no mercado; 

- Melhoria nos limites operacionais com a concentração de empréstimos;

- Diversificação de riscos aumentando o patrimônio liquido e capital de giro próprio; 

- Aumento da competitividade da cooperativa no mercado com juros menores da praça, inclusive aplicação com as melhores taxas;

- E, contribuição para o desenvolvimento e fomento da economia, colaborando direta e indiretamente  para a geração de riquezas e criação de novos empregos no município.

 

Finalizando, tanto o presidente quanto o diretor administrativo, Adão Brrasileiro, garantiram, com o respaldo dos demais diretores que os associados, de maneira alguma, seriam prejudicados. “Com respeito ao Produtor rural quanto mais crescermos mais conseguiremos recursos através do Bancoob”, concluiu o diretor administrativo, passando à votação dirigida pelo presidente Carlos Roberto.