Para quem não sabe, a marca 100% Cohab foi criada por um grupo de jovens moradores dos dois primeiros conjuntos habitacionais de Sacramento, o Izaias Borges da Matta (Cohab) e o José Luiz da Matta, o Bocão, pai e filho, com o objetivo de não apenas incrementar as atividades sociais, esportivas e de filantropia dos conjuntos, mas, também, de apoiar a Associação dos Moradores nas suas reivindicações junto ao poder público. E, de repente, a partir de 2013, morreu...
E, de repente também, o resgate aconteceu neste início de semestre, graças a um grupo de jovens que a reergueu a fim de voltar a incrementar o trabalho social na comunidade. O primeiro evento aconteceu dia 25 último, na quadra de esportes da Cohab com a tradicional Festa Julina do 100% Cohab, com a participação de moradores do bairro, adjacências e pessoas de vários pontos da cidade, afinal, a Festa 100% Cohab já fez história na cidade.
Durante dez anos, de 2003 a 2012, o 100% Cohab movimentou a comunidade com o 'Arraíá 100% Cohab' e outros eventos no bairro, mas principalmente, no esporte, quando várias equipes do 100% Cohab sagraram-se campeãs em muitos torneios: vice-campeão no Campeonato de Veteranos (2009), campeão do Copão de Férias Infantil (2010), campeão da Copa de Vôlei Masculino (2010), campeão do Amadorão (2010), campeão do Copão de Inverno Feminino (2012), dentre outros.
E toda animação e brilho vão voltar a acontecer. Quem garante é Marco Antonio de Oliveira, um dos organizadores do resgate da festa, ao lado de Marcos Janelinha, Flavinha e outros líderes comunitários, como o próprio presidente da Associação Comunitária Alceu de Amoroso Lima, o José Humberto Rodrigues Tavares.
“- Depois de dez anos, tudo parou, por vários motivos. As pessoas foram se isolando, faltavam apoios, a comunidade esfriou e o vigor da juventude também desapareceu um pouco. Já não somos tão jovens”, reconhece o empresário marceneiro, Marco Antônio, fazendo uma comparação: “A Comunidade é como uma fogueira, se tirar uma brasa, duas, ela vai se apagando aos poucos até virar carvão”.
Segundo Marco Antônio, o que a comunidade não quer é deixar que os ânimos e a vontade de lutar pelo bairro virem carvão. “Não vamos deixar morrer. Estamos arregaçando as mangas, mobilizando o pessoal para esse primeiro movimento, o resgate da Festa Julina 100% Cohab, que superou nossas expectativas, embora muita gente não acreditasse que fosse dar certo. E foi acima do esperado. Houve muita gente, muita animação, muitas guloseimas típicas – quentão, pipoca, canjica, tudo gratuito e um big show com Vinícius Violeiro”, avalia.
Para Marco esse primeiro movimento foi a largada para outras atividades na comunidade. “Não vamos parar mais não. Vamos, de mãos dadas, com a Associação Amoroso Lima reavivar as atividades do bairro O resgate da festa foi o primeiro passo, mas já estamos pensando no Copão do Final do ano”, promete.
José Humberto Rodrigues Tavares, presidente da Associação Amoroso Lima, ocupa o cargo a pouco mais de um mês, realizou uma feijoada no domingo dia 26 para angariar fundos para a Associação, e é categórico ao afirmar que juntos, associação e 100% Cohab podem fazer muito pela integração no bairro.
“- Assumi a associação com dívidas e tinha que correr atrás para saldá-las. Organizamos a feijoada para o domingo 26 e acabou coincidindo com a festa, mas agora vamos propor um trabalho conjunto e temos projetos em vista para os próximos meses e esperamos ter êxito com a união de todos”, garante, anunciando o próximo evento, um torneio de truco previsto para iniciar no dia 23 próximo. “Aproveito para informar às duplas interessadas que as inscrições estão abertas com o Parado, responsável pela coordenação do torneio”.