No dia do aniversário do aniversário de um dos mais importantes educadores do País, Paulo Freire – 19 de setembro – Minas Gerais, realizou uma mobilização por uma escola mais atrativa para a juventude.
Dados mostram que 14,4% dos adolescentes de 15 a 17 anos estão fora da escola e que, entre aqueles que continuam nas salas de aula, 40% estão atrasados nos estudos, repetiram de série ou ainda estão cursando o ensino fundamental. E durante todo o dia foram diversas atividades em diversos ambientes com as escolas mostrando suas ações e projetos pedagógicos exitosos.
Em Sacramento, as quatro escolas da rede estadual, Afonso Pena, Barão da Rifaina e Sinhana Borges realizaram atividades abordando o tema. A EE Barão da Rifaina fez uma super virada com apresentações musicais, bate papos, danças, ginástica na praça Dr. Valadares (Rosário), convidando também ex-alunos para se apresentarem à comunidade escolar reunida na praça e terminando a manhã com uma deliciosa galinha com tutu.
Para a diretora da escola, Alice Jerônimo, o projeto tem sua importância na medida em que busca esse aluno que abandonou a escola prematuramente. “O projeto Virada da Educação Mineira chama a atenção da sociedade civil, por isso ele uniu a comunidade escolar, alunos, educadores e pais juntamente com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e organizações da sociedade civil com o objetivo de criar condições para o retorno à vida escolar dos jovens que deixaram os estudos”.