O empresário Hélio Santana Paim, mais conhecido por Parado, realizou no dia 9 de fevereiro, a 3ª edição do Torneio de Truco do Parado, oportunidade em que reuniu no seu rancho, no DER, 51 duplas de truqueiros, 37 de Sacramento e 14 de Conquista, o que resultou num sucesso total.
Realizado anualmente, no segundo domingo de fevereiro, com o objetivo de reunir os amantes do jogo, o torneio começou em 2012 com 18 duplas. “Os grandes truqueiros da cidade e, especialmente, os mais antigos, reclamavam a falta de espaço e de torneios na cidade, alguns até desistindo. Daí nasceu a ideia, de reunir em meu rancho esses truqueiros, para manter essa tradição”, justificou Parado.
O primeiro torneio teve uma participação discreta, mas o segundo contou com a participação de 28 duplas e nesta terceira edição, 51 duplas, incluindo 14 de Conquista estiveram presentes, demonstrando a força do torneio de Parado. “A presença dos truqueiros de Conquista é uma forma de retribuírem nossa presença no torneio que organizaram naquela cidade por ocasião da Festa de seu padroeiro, Bom Jesus da Lapa, em agosto último”, explicou Parado, ressaltando a convivência. “Fizemos grandes amizades em Conquista, foi muito prazerosa a iniciativa, e este ano retribuímos”, reconheceu.
O encontro realizado por Parado tem também o lado interativo. “É uma forma de a gente reunir os amigos, fazer novas amizades, trocar experiências e uma forma de lazer”, justifica o também truqueiro, mostrando como funciona o torneio. “Há uma taxa de inscrição que usamos para servir um churrasco com mandioca, com bebidas à parte. Enfim, vira um festão o dia inteiro, uma maravilha de encontro”, explica, ressaltando que o torneio tem um regulamento próprio.
“- O torneio é feito por eliminatória. Tem hora de começar, mas não tem hora de acabar. As duplas se apresentam para o sorteio da tabela obedecendo a uma regra do regulamento que proíbe duplas da mesma cidade disputarem partidas na primeira fase. “Não fica legal, uma dupla eliminar outra da mesma cidade. É uma rivalidade saudável”, reconhece Parado, lembrando que em Conquista também obedecem a esse critério.
Parado é um dos apaixonados por truco e continua no jogo, deixando a coordenação por conta do amigo Wisney. “Sempre joguei, já fiz boas duplas, ganhando troféus de primeiro, segundo e de terceiro lugar. Tenho em casa 22 troféus, mas por conta de minhas viagens parei por dez anos. Mas agora voltei com tudo. No ano passado, meu parceiro, o Toizinho e eu ganhamos três troféus”, recorda com satisfação, mas ressaltando que, por conta da organização, não deve jogar quando o torneio for realizado em seu rancho.
Confessando-se feliz com o torneio e agradecendo a presença das duplas, inclusive com a participação de mulheres, Dulce Renó e Gabriela, além de sua esposa, Eliana, que trabalha na organização, Parado reconhece que o torneio na verdade é uma grande festa em família, onde reina companheirismo e amizade.
Atenção Truqueiros
Próximo torneio, em prol do Lar São Vicente: dia 27 de abril. Os interessados
podem se inscrever na Loja do Parado ou pelo telefone 3351- 5132.