Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento melhora índices no IDEB

Edição nº 1431 - 12 Setembro 2014

As escolas de Sacramento apresentaram bom rendimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), um indicador de qualidade educacional, que utiliza para as médias de desempenho as médias obtidas na  Prova Brasil e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), exames aplicados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

 

Meta nacional atingida apenas no 5ª ano

Os dados do Ideb 2013 foram divulgados dia 5 pelo MEC e mostram que, em nível de Brasil, só as escolas do nível fundamental (5º ano) alcançaram a meta de qualidade.  A meta estabelecida era de 4,9 e o índice chegou a 5,2. Para o 9º ano, a meta era 4,4 e o indicie obtido foi de 4,2 e, no Ensino Médio, o índice obtido foi de 3,7 para uma meta de 3,9.  

 

Estado atinge meta no 5º e 9º ano

Já em nível de Estado, Minas Gerais, que tinha como meta 5,9, para o 5º ano, obteve o índice de  6,2. Para o 9º ano, a meta era de 4,4 e fechou o índice em 4,7 e, no 3º ano, como  ocorreu em todo o país, não atingiu a meta de 4,0, ficando o índice ficou em 3,6. 

 

Índices das escolas no município

A nível municipal, a meta projetada para o 5º ano da rede estadual era de 5,7 e fechou com um indice de 6,2. Já no 9º ano, pela primeira vez houve queda no índice. A meta para 2013 era de 4,9 e  ficou com o índice de 4,4. Destaque-se que, no IDEB de 2011, a meta era de 4,5 e as escolas atigiram o indice de 4,9.  Na rede municipal, para o 5º ano, a meta era 5,5 e fechou com o indice de 6,3 e, no 9º ano, que tinha meta de 4,6, o índice foi de 4,9. 

Analisando os dados das escolas estaduais, a Escola Coronel era a que tinha a maior meta proposta, 6,7, seguida pela Escola Afonso Pena, com a meta de 6,0. São os seguintes os índices para o 5º e 9º anos: