Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramentano é destaque na Elofar

Edição nº 1410 - 18 Abril 2014

O Laboratório Farmacêutico Elofar, que está vivendo o ano de seu cinquentenário, comemorado dia 1º de abril último, é uma bem sucedida empresa fundada por Roberval Silva, 86, e que hoje tem como diretor presidente, o sacramentano Alberto de Souza Vieira, aqui prá nós, Bertim, ex-redator deste jornal.

A Revista Elofar Vida - Edição Especial, que dá destaque também à trajetória e expansão da empresa nessas cinco décadas, Roberval Silva, “um visionário e idealizador”, lembra que tudo começou com o Golpe  Militar, que o prendeu três vezes por conta de militância política estudantil, logo depois que se formou em Farmácia.

 Aos 27 anos abre, em 1964, sua primeira farmácia e laboratório anexo. Após o golpe de 31 de março, avisado por amigos que seria preso enche o Dodge de medicamentos e passa negociar no interior do Estado. Suspenso o pedido de prisão, retorna à capital no mesmo ano e com seis funcionários inaugura o Elofar.

Da definição de Bertim, o fundador Roberval Silva “é um exemplo de profissional que toda empresa desejaria ter em seu quadro. (...) eu não consigo vê-lo só na história recente ou no início da história do Elofar. Eu o vejo como a expressão viva do que é o Elofar até hoje. Um é o sinônimo do outro”. 

Em 2003, o  Elofar foi adquirido por um grupo paulista e desde então, o sacramentano Alberto  de Souza Vieira ocupa o cargo de diretor presidente. Em entrevista concedida à edição especial da revista, Bertim fala sobre planos e projetos futuros do Elofar, destacando que os 50 anos do  laboratório trazem retorno positivo. “Num mundo competitivo como o farmacêutico, que exige não só a eficiência, mas, sobretudo a competência técnica e o compromisso com a qualidade, comemorar 50 anos de atividades é um verdadeiro certificado de competência e de seriedade”.  

Para Bertim, o segredo para manter-se no mercado 50 anos é “manter a qualidade e ter sempre em mente que estamos  tratando da  saúde, do bem estar das pessoas”, afirma, exemplificado: “Há alguns anos, numa reunião com todos os funcionários do Elofar, fiz questão de mostrar fotos do embarque de uma carga de medicamentos do Elofar para Santarém, no Pará. Estava sendo acomodada num grande barco que navegaria horas e horas, dias e dias  para chegar ao seu destino. Talvez o antibiótico que fabricamos seja a única opção para tratamento e pessoas que moram em lugares tão distantes. Daí a importância de vislumbrar em cada comprimido, em cada produto embalado um instrumento que poderá contribuir para a cura de quem dele se utilizar”. 

Sobre a sua atuação na presidência da empresa, Bertim destaca que o sucesso da empresa vem do conjunto e do talento de todos, isto é, de uma aliança entre todos os que compõem o Elofar. (...) No âmbito das atividades internas do parque industrial, procuro conhecer cada equipamento e o resultado que trazem e volto a afirmar: a competência e a clareza com que a equipe transmite seus conhecimentos contribui e muito  para que as coisas, mesmo complexas, sejam descomplicadas”.