Dentre as muitas festas realizadas na cidade por associações e particulares, o ET passou por três delas. No Cajuru foram duas festas: uma promovida pelo morador, Manuel de Oliveira Mesquita, o Piauí, e outra pela Associação Comunitária daquele bairro. Piauírealiza a festa para as crianças há 15 anos. A festa começou em Uberaba onde residia e, mudando para Sacramento, desde 2003 passou a realiza-la para as crianças do Cajuru.
“- É um prazer fazer essa festa para dar um pouco de alegria para as crianças, porque no meu tempo de criança nunca ganhei um pacote de balas, então quando tive condições, decidi começar a festa. Comecei com bolinho, suco e umas balas... Hoje juntamos a família, os amigos e fazemos uma festa maior com distribuição de algodão doce, pipoca, guaraná a vontade, sorteio de brindes e brinquedos para a criançada se divertir e fico muito feliz de ver a satisfação da criançada”, afirma ao lado do genro Diego Martins, que é o Palhaço Pirapora. E tem também o Palhaço Mexerica. E para a criançada é alegria pura.
No Salão Comunitário, festa promovida pela Associação Comunitária do Cajuru, que começou às 8 da manhã com aulas de xadrez em parceria com o Clube Sacramentano de Xadrez e Dama. Durante duas horas, os enxadristas do Clube ensinaram os movimentos das peças, enquanto Gilberto Cardoso mostrava como elas se movem no tabuleiro.
O presidente do Clube José Belisário Pereira anunciou a realização do I Torneio de Xadrezdo Cajuru, dia 9 próximo, às 13h, com troféus para o 1°, 2° e 3° lugares e troféu para a melhor classificada no torneio feminino, além de medalhas até o 5° lugar em cada categoria. A melhor pontuação no geral recebe também 50% do valor arrecadado com as inscrições.
O presidente da Associação Comunitária, Arnaldo Júnior dos Santos, lembra que a festa começou bem antes da criação da Associação, por iniciativa de Maria Alice Dias e amigos. “A festa nasceu para alegrar as crianças do bairro, muito antes da Associação que tem três anos e agora faz parte dos projetos da Associação. A cada ano a festa ganha uma atividade diferente, como o xadrez este ano, um momento de muito interesse para as crianças com o tabuleiro gigante, além da coleta de material reciclável (garrafas pet e latinhas). Aqui no salão temos brincadeiras, lanche, doces, bexigas, muita música, dança, gincana e a alegria é total”, informa.