A Paróquia do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, com autorização da Arquidiocese de Uberaba, através de Decreto Episcopal, nº 01 de 27 de abril de 2014, assinado pelo arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto, criou a “Comenda Cônego Hermógenes”, destinada a homenagear benfeitores da paróquia, da arquidiocese ou da igreja Católica em qualquer lugar.
Buscando como patrono o fundador de Sacramento, Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswik, a comenda traz em sua face dianteira a efígie do venerando sacerdote, tal como se encontra inserida no monumento ao Santíssimo Sacramento na entrada da cidade; e, no verso, o ostensório com o Santíssimo Sacramento circundado pelo dístico em latim: “Tantum Ergo Sacramentum verneremur cernui” que, se traduz como “tão augusto Sacramento adoremos neste lugar”.
No decreto, Dom Paulo justifica a criação da comenda, afirmando: “considerando que o patrono da honraria, Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswik, antigo vigário da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro do Desemboque, foi uma figura de grande expressão social e religiosa no século XIX, inclusive fundador da cidade de Sacramento e co-fundador da cidade de Uberaba, e que a solicitação se reveste de justiça para a finalidade a que se destina, autorizamos e decretamos a criação da “Comenda Cônego Hermógenes”.
O decreto autorizativo prevê a abertura de um livro especial na Paróquia do Santíssimo Sacramento para registrar a biografia dos homenageados e esses, por ocasião de sua morte, terão direito à missa de exéquias na mesma paróquia. Os escolhidos para receber a comenda serão indicados diretamente pelo pároco e a receberão em cerimônia no dia da Padroeira da cidade, 31 de maio, ocasião em que se divulgam os escolhidos.
Falando à nossa reportagem, antes de viajar para a Terra Santa e Roma, o pároco, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira salientou que era sua vontade, desde que chegou a Sacramento, criar algo que permanecesse como um reconhecimento da paróquia a muitos de seus benfeitores. “Em Sacramento temos muitas pessoas que merecem esse reconhecimento e nós o faremos aos poucos, lógico, não dá para homenagear todos de uma vez, mas nossa intenção é prestar muitas homenagens a pessoa que sempre foram de valia para a Igreja local e também para a Igreja em qualquer lugar”, explica.
De acordo com o pároco, no próximo dia 31, festa da Padroeira, Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, estará pregando no encerramento da festa o Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta que, possivelmente, poderá ser um dos homenageados, já que é um expoente da Igreja no Brasil, atualmente.