Os moradores do Parque Sabiá pedem providências em relação ao lixo que se acumula no local conhecido como Valão. Nas redes sociais as críticas apoiam os moradores que pedem uma intervenção da Prefeitura para proibir o descarte de lixo no local.
“- Estão fazendo do Valão um aterro sanitário, jogando aqui todo tipo de entulho. O correto seria terra, cascalho, material de construção, desde que seja diluído, triturado, para que favoreça a compactação e suportar uma construção em cima. Mas a cidade toda está jogando lixo ali, desde as caçambas que prestam o serviço nas construções, como particulares que jogam sofás, portas, vitrais, privadas, sem nenhuma fiscalização da Prefeitura...”, clamaram em entrevista ao ET, que esteve no Parque do Sabiá, atendendo ao chamado dos moradores.
“- São sofás velhos, gavetas de cômodas, latas, garrafas, plástico e tudo isso vai virando um criadouro do mosquito. Precisamos de uma solução. Não adianta limpar quintais se o perigo mora ao lado não”, declara uma moradora, preocupada com o que poderá vir acontecer, destacando ainda a presença de ratos, escorpiões e até cobras. “É um local propício para esses bichos e o mosquito da dengue”.
A secretaria municipal de Saúde deveria também ver no lixão do Parque do Sabiá, onde as caçambas jogam sofás velhos, gavetas de comodas, latas de tinta, e mais um monte de lixo que é criadouro do mosquito. Não manda nem uma máquina aqui para aterrar os lixos, e aí os caras vem falar para que os moradores façam sua parte? Que isso? Isso é uma ironia. Do que adiantaria limpar os quintais se das caçambas de lixo é depositado neles..... isso é uma vergonha’’, manifestou um morador do bairro, que nasceu nos anos 80.
Já Daniela Scalon se supreendeu e deu o alerta: ‘‘Gente!!!! Estou horrorizada!!!! A Prefeitura precisa dar jeito nisso e começar a multar quem faz isso, urgente!
O psicólogo João Jarnaldo Araújo, então vereador e presidente da Câmara na épooca, afirmou: ‘‘Fiquei triste com isso! Os moradores do Parque sabiá merecem toda consideração e carinho do poder público! Para quem não sabe as casas do Parque Sabiá, são referência em termos de pioneirismo em ação Mutirante!
Esse projeto aconteceu no Governo Luiz Magnabosco, quando propusemos ao mesmo a criação de uma Comunidade registrada, para conseguirmos a construção de 75 casas no Regime Mutirão!
O Parque Sabiá foi conseguido na raça e no suor, com a força de trabalho de cada mutirante, com a ajuda da comunidade, donde obtivemos o apoio de pessoas abnegadas solidárias.
Foi a realização desse nobre e grande Bairro o Parque do Sabiá uma mostra de que quando sonhamos juntos a realidade se contempla em sua melhor forma! Vamos cuidar direitinho daquilo que foi bem feito...’’.