As artesãs Leila (Leilart) Tiago e Rita Aparecida Scalon, desde o dia 18, estão em Ribeirão Preto representando a Associação Sacramentana de Artistas e Artesãos (ASAA) na Feira de Artesanato Uai Paulista. Para o Projeto Uai Paulista, aberto na praça Carlos Gomes até o dia 21, a ASAA levou na bagagem artesanatos mineiros variados, delícias da culinária e, destaque para os produtos do Projeto Modelando Arte e Fazendo História, que contam um pouco da história do Desemboque nos produtos feitos com fibras, sementes e terra da região.
De acordo com Leila Tiago, presidente da Associação, a ASAA poderia participar muito mais de eventos como este na região, mas há a dificuldade com a fata de transporte, que desta vez foi cedido pela Prefeitura. “Encontramos dificuldades sempre que precisamos levar Sacramento a outros horizontes, mas desta vez a Prefeitura nos auxiliou com o transporte de ida e volta e contamos com a ajuda e boa vontade dos organizadores, Manoel Pedro Leal, Rosalina e Rhaavi Dionísio, diretores do Circuito dos Lagos”.
Leila explica também que a entidade recebe subvenção da Prefeitura, mas o dinheiro é usado para despesas da ASAA com funcionário, manutenção e custeio da hospedagens e alimentação em feiras. “Não é fácil, mas felizmente vamos caminhando, com o nosso lema, 'O amor a arte e a Sacramento'. Mesmo com as dificuldades, não desistimos nunca”, afirma.
O Circuito dos Lagos é uma associação de municípios com potenciais para a atividade turística, localizados geograficamente no entorno dos reservatórios formados pelo rio Grande na região. Hoje, são 17 municípios, sendo nove mineiros: Água Comprida, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Fronteira, Nova Ponte, Planura, Sacramento e Uberaba; e, oito paulistas: Aramina, Buritizal, Guará, Igarapava, Ituverava, Miguelópolis, Pedregulho e Rifaina, todos formando uma região rica em recursos naturais e atrativos históricos e culturais.