Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Festa para a Terceira Idade

Edição nº 1433 - 26 Setembro 2014

O último final de semana foi de festa para os membros dos grupos,  Arte de Envelhecer e Geração 60+, em comemoração ao Dia do Idoso, ...

O Grupo Geração 60 + comemorou o Dia  Nacional do Idoso com festa na sexta-feira 19, no Recanto do Idoso, com o baile e concurso do rei e rainha da Terceira Idade. A professora Sinara Fátima Silva, uma apaixonada pelo trabalho, há 17 como educadora do grupo, fala sobre o evento, ressaltando a alegria, a descontração de todos no baile e nas atividades do projeto. 

“- É uma paixão muito grande este trabalho. É muito gratificante ver o progresso nestes anos todos, em relação à qualidade de vida em todos os aspectos. A gente percebe a evolução, a melhoria a cada dia e eles também percebem a diferença”, revela, destacando que o grupo também se une na fé. “Diante da falta de chuva no município, nos unimos também em oração, como nas antigas procissões realizadas pelo Pe. Saul,  destaca a realização do tríduo para agradecer e pedir chuva.

“- Saímos da Igreja de Santo Antônio caminhando até o Cruzeiro Redentorista, rezando o terço em agradecimento e pedindo a Deus pela chuva, muitos levando água para molhar o Cruzeiro, mostrando todos uma grande disposição em participar. É muito  gratificante trabalhar com a terceira idade. Sou muito feliz com tudo isso”, afirma a profissional.

Sinara conta com uma equipe de trabalho composta pelos profissionais,  Luciana Florêncio, Saulo de Pádua Silva, Flaviane Aguiar Siqueira e Luzia, todos cedidos pela Prefeitura 

 

Geração 60+ elege rei e rainha

Maria Helena dos Reis e Adelino de Souza passaram a faixa aos novos Rei e Rainha da 3ª Idade, Maria Aparecida Carvalho e Justino Inácio de Carvalho para o reinado 2014/2015, eleitos no baile realizado no Recanto Prof. José Silveira. O concurso foi realizado entre sete casais, José Torquato e Olga Pires; Ovídio Dimas e Judith Matiolli; Arnaldo Carvalho de Oliveira e Maria Aparecida Conceição; Pedro Inácio de Souza e Maria Sebastiana Alves do Prado; Augusto Valério de Souza e Norma Polastrini, além do casal Adelino e Maria Helena, que concorriam a eleição.

Para a eleição, os casais são  identificados por números, são distribuídas as cédulas e enquanto os candidatos  dançavam ao som de Vanessa e Vinícius e Marcos do Teclado, os demais presentes faziam a votação. 

 

Na terça-feira, 23, o Geração 60+ terá palestra com o médico Aluísio Augusto Marques, no Centro de Convivência  e, na quarta-feira, 24, sessão de cinema na Casa da Cultura Sérgio Pacheco. 

 

Arte de Envelhecer reúne 11 cidades em baile no Pacheco´s

Eram 4h00 da tarde, no palco a banda arrepiava um forró dos mais arrastados e, no salão, havia pouco espaço para quem quisesse entrar na dança. Alegria pura! Descontração! Animação total! Centenas de casais da terceira idade mostravam com simpatia o seu gingado sob o rebenque da sanfona. 

Casados, solteiros, namorados, em busca de um parceiro ou parceira, todos se confraternizam em um grande baile realizado a cada mês entre as cidades que formam o Consórcio da Terceira Idade. O espaço é mais que democrático, aberto a todas as raças e credos, brancos, negros e pardos; a católicos, espíritas e evangélicos... Em geral pertencentes à classe média, o encontro é aberto também aos ricos, que raramente se integram a esses dois fantásticos projetos, Arte de Envelhecer e Geração 60+.

E como dizem os jovens em suas baladas. “O salão do Pacheco's bombou...”

Sacramento foi a cidade anfitriã este mês, no próximo, o grupo da terceira idade da vizinha Uberaba vai recepcionar os convidados, que prometem outro grande baile, conforme explica, o vice presidente Leonardo José Santana (Nadim).

“- Mensalmente, as cidades do consórcio fazem um encontro com o objetivo de integração e confraternização entre seus membros. É um evento muito participativo, porque é a oportunidade que as pessoas têm de dançaram, conversarem e de conhecerem outras pessoas”, explica. 

De acordo com Nadim, o encontro é financiado praticamente pelos membros associados. “Na portaria, estamos cobrando R$ 7,00 e todos contribuem felizes, satisfeitos. São encontros muito saudáveis e depois cada um volta para casa muito feliz”. 

O Grupo Arte de Envelhecer recebe uma subvenção anual da Prefeitura de pouco mais de R$ 3 mil, empregada nas comemorações do Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia dos Idosos e na festa de final de ano. “É uma verba pequena, e agora, a exigência do governo atual é muito grande. Todo baile que realizamos no Recanto temos que fazer uma lista de presença e enviar para a Prefeitura. É uma coisa que constrange, é invadir a privacidade, porque não participam só os membros do grupo. As pessoas sempre questionam o porquê da lista, porque nunca existiu, isso é coisa de agora”, lamenta o presidente, Benedito Roberto de Oliveira, o Macalé. 

Explica Macalé que eventos como este do final de semana, reunindo idosos de 11 municípios, são patrocinados pelos próprios associados. “Cada um paga seu ingresso na portaria e vem se divertir. O que sobra vai para o caixa da instituição”, explica o vice-presidente, ressaltando que a verba da Prefeitura fica para pequenas despesas.

Buscando uma maior organização, o presidente do grupo Arte de Envelhecer, Benedito Roberto de Oliveira (Macalé) está cadastrando os associados e liberando uma carteirinha de filiado, mas sem mensalidade. 

“- Trata-se apenas de um controle para valorizar os associados, verificando os que participam das atividades. Ninguém paga nada por mês, mas recebe benefício nas promoções realizadas pelo grupo, por exemplo, isenção total nas festas gratuitas e descontos no valor do ingresso, nas festas pagas. Enquanto, os que não participam das atividades, pagam o ingresso normal”, explica, afirmando que, “se todos decidirem associar-se ótimo, porque o grupo existe para a Terceira Idade, mas muita gente tira proveito”. 

 

A ex-assistente social do governo Biro, Salete Moreira Gomes, foi quem criou o grupo Arte de Envelhecer. 

“A gente não perde um encontro, todo mês rumamos pra uma cidade”
Na festa,  o ET conversou também com coordenadores de caravanas visitantes: Maria de Lurdes Costa Bráulio, 64,  (Franca I), grupo criado há 20 anos, trouxe à cidade 52 pessoas. “A gente não perde um encontro, todo mês rumamos pra uma cidade”. 
Silvânia Alves Rodrigues, 45,  de Jeriquara, é voluntária do Grupo fundado há 15 anos. “Há muito tempo sou coordenadora do grupo e vejo que esses encontros são muito saudáveis e muito importantes para essas pessoas, muitas das quais tiveram poucas oportunidades de viajar na vida. Organizo a viagem,  acompanho e todos ficam muito felizes”.  
Luiz Alberto Alves, 63, de Uberaba veio com 52 pessoas; Luiz Bogarin, 59,  presidente do Grupo Franca II  e motorista do ônibus trouxe a esposa, Marinalva dos Reis Barbosa, 49, e mais 45 pessoas.