Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Faculdade de Ituverava recolhe na cidade embalagens de agrotóxicos

Edição nº 1438 - 31 Outubro 2014

Na próxima semana, nos dias 5 e 6, os produtores rurais têm a oportunidade de fazer a entrega das embalagens vazias de agrotóxicos agrícolas, em Sacramento. O recebimento será  no Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha,  das 9h às 12h e das 13h às 15h. 

O material recolhido será transportado para a central de recebimento de Ituverava (SP), gerenciada pela Fundação Educacional de Ituverava (Fafram), e, posteriormente, encaminhado para a destinação final, reciclagem ou incineração, pelo inpEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, que representa a indústria fabricante de agrotóxicos agrícolas.

O InpEV  é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos, de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) a responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos). 

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 100 empresas e nove entidades em seu quadro associativo.

A ação é uma realização da Fafram e tem a parceria do inpEV, da Prefeitura de Sacramento, do Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão