2013 chegou ao fim com um saldo positivo em alguns setores e negativo noutros. Foram muitos ganhos, mas também de muitas perdas em Sacramento e no país como um todo. E mais um ano se inicia com grandes anseios e expectativas, afinal este será um ano de muitos acontecimentos nacionais. O país, depois de 64 anos, pela segunda vez será sede da Copa do Mundo e será ano também de eleições gerais, dentre outros...
Aqui no ET, o ano começa mantendo a tradição das homenagens às Personalidades do Ano, que remonta ao ano de 1975, quando apontamos as primeiras personalidades que, pelo seu trabalho comunitário, social, religioso ou empresarial merecem ser lembradas. Muitos são merecedores e o serão no devido tempo.
Em 2013, elegemos Personalidades do Ano, três instituições que juntas somam 125 anos de serviços prestados à cidade: a Congregação de São José de Cluny, 50 anos de presença em Sacramento, realizando um trabalho social maravilhoso, primeiro junto à Santa Casa, depois na Obra Social e João XXIII e hoje na Ciju S. Vicente de Paulo; e outras duas grandes empresas, Laticínios Scala, completando também 50 anos de fundação e Sak´s Confecções, 25 anos de trabalho, ambas, responsáveis por um profícuo trabalho na geração de empregos e nos programas de ajuda social às famílias carentes.
Completamos o time com outras três personalidades destacando o seu trabalho junto à comunidade durante mais de 30 anos. O funcionário público, Antônio Claret Scalon (Polaco), no esporte, carnaval e nas Folias de Reis; a ex-telefonista e ex-secretária de empresa, Iris Cassiano e a Profa. Nilda Iva de Oliveira, ambas pelo serviço social na cidade, e o empresário Reinaldo Jerônimo (Rei), há 35 anos à frente de sua Discoteca Rei.
Veja nesta edição e nas próximas.
Congregação de São José de Cluny
Era 1º de janeiro de 1963 quando as primeiras irmãzinhas de Ana Maria Javouhey, fundadora da Congregação, aqui chegaram, Madre Antônia, Irmã Izabel, Ir. Tereza Vaz e Ir. Mafalda, a convite do então arcebispo, Dom Alexandre Gonçalves do Amaral, para assumirem uma grande obra: a Santa Casa de Misericórdia de Sacramento.
Irmã Benigna chegou dias depois. Acolhidas por dona Carmelita (Alberto Marques Borges), de saudosas memórias, a pedido do então vigário, Monsenhor Saul Amaral, tiveram logo uma visão da cidade e da Santa Casa. “Depois de uma visita à Santa Casa, descíamos a rua Vigário Paixão, que era iluminadas por uns tomatinhos...”, disse irmã Benigna, certa vez, em entrevista ao ET.
Irmã Mafalda, que ficou em Sacramento 11 anos, até 1974, em entrevista em fevereiro de 2011 (Edição n° 1245) recordou a sua primeira impressão. “Uma pobreza, nossa Senhora! Era aquela casa 'furada'. A enfermaria tinha fendas de um lado pro outro, até sair lá fora. Muito pobre, contudo, mas crescemos e cá estamos até hoje”. De fato, a primeira ideia das pioneiras era deixar a cidade e voltar à Casa Mãe em Lucélia.
Depois de muitos apelos, decidiram que ficariam e logo ganharam a simpatia da população e do poder púbico, sobretudo do então prefeito, José Alberto Bernardes Borges. Foram mais de 40 anos à frente da Santa Casa, época em que o nosocômio teve ampliadas as dependências e modernizou-se. Ano a ano melhorias eram realizadas.
Paralelamente ao trabalho na Santa Casa, outra grande obra liderada por irmã Benigna, professora de Socioligia na Escola Coronel, que com o apoio de muitos leigos católicos e dos jovens alunos do curso de Magistério, inaugurou a Obra Social João XXIII e a Capelinha de São Miguel, o que muito contribuiu para o progresso do bairro. Some-se ainda a atuação paroquial e catequética.
Passados 50 anos de história, a serviço de Deus e do seu povo, podemos contabilizar a presença de 24 irmãs em Sacramento: Ir.Antonia, Ir. Mafalda, - Ir. Benigna, Ir. Teresa Vaz, Ir. Luisa de Cristo, Ir. Isabel Vieira, Ir. Isabel Bernardo, Ir. Rosália, Ir. Celina, Ir. Rosa Gil, Ir. Florência, Ir. Laura, Ir. Célia, Ir. Juliana, Ir. Idalina, Ir. Gracinda Alberto, Ir. Maria do Coração, Ir. Divina, Ir. Maria dos Anjos, Ir. Maria dos Prazeres, Ir. Cinira e, atualmente, Ir. Maria Rosa, Ir. Joana e Ir. Cecília.
Até dezembro de 2012, a Congregação, através de Ir. Juliana ainda era presença na Santa Casa, visitando os pacientes, levando a palavra amiga, a cura espiritual. Hoje, na cidade, a atuação das irmãs é apenas na CIJU São Vicente de Paulo, sob a coordenação de irmã Cecília, auxiliada pelas irmãs Joana e Maria Rosa.
Na missa em ação de graças pelos 50 anos das filhas de Ana Maria Javouhey na cidade, dom Paulo, ao refletir os textos do Domingo da Alegria, encerrou a homilia com a feliz comparação das irmãs a João Batista: “As irmãs de Cluny são o João Batista de hoje”. De fato, as irmãs de São José de Cluny avançaram sem medo no ser e no fazer. Por tudo, nas pessoas de suas irmãs, a Congregação de Saint Joseph de Cluny é Personalidade do Ano de 2013.
Sak´s completa 25 anos de serviços
A empresa Sak´s Confecções completou no dia 4 de agosto 25 anos de história. Atravessando obstáculos e trabalhando a marca de todos os seus clientes com qualidade e compromisso, trouxe em sua bagagem conquistas e sucessos. São 25 anos de uma empresa que nasceu do empreendedorismo do jovem José Renato Marques, na época com 23 anos e do irmão Jacson Marques, 20. Sociedade que já vinha desde o ano anterior na primeira empresa de confecções com mais duas amigas, Luciene e Lucimeire.
A Sak's nasceu em 1988, num pequeno galpão na Rua Aramis Ribeiro, com vendas de bolsas no varejo para Sacramento e região. Dois anos mais tarde, com o aumento da demanda, de maquinarias e funcionários a empresa mudou-se para a rua Jácomo Pavanelli, também no bairro Santo Antonio.
Em 1995, já como único proprietário, José Renato vê a oportunidade de executar seus trabalhos na área de brindes promocionais, cujo primeiro cliente foi a empresa Antenas Santa Rita. A partir de então, o mercado se expandiu cada vez mais e a Sak's participando do desenvolvimento e crescimento do município e oferecendo mais e mais empregos.
Em 2006, quando a Sak´s completava sua maioridade, foi um ano de grandes realizações, uma delas a inauguração das novas e modernas instalações na avenida Dr. Tomaz Novelino, no bairro João XXIII e no ano seguinte o investimento foi coroado com o Certificado de 100% de qualidade pela Black & Decker, que atestou zero defeito nos produtos fabricados pela Sak's, para a multinacional americana.
A certificação e outras premiações como Free Shop Quality, Top Bríndice, só vêm comprovar o sucesso e a qualidade dos produtos da marca Sak´s, presentes nas maiores empresas do país e até do exterior. A partir de 2007, a Sak´s vem diversificando seus produto e ganhou seis novas unidades: Artiminas, em Sacramento, Sak´s Bolsas, em Franca, Pedboll, em Uberaba e Multibag/Franca e Jeriquara. E hoje na matriz e nas seis unidades, gerando mais de 500 empregos.
A marca Sak's é referência no trabalho social, que começou 1998, com o Natal da Fartura, que em sua última edição, a 15ª campanha, em 2013, distribui 1.400 cestas básicas para famílias e entidades da cidade. Ao longo do ano, a ajuda se estende mensalmente na ajuda ao próximo, através das entidades filantrópicas, locais e necessitados noutras regiões do país, em momentos de catástrofes, como por exemplo no Nordeste, em 2010 e Rio de Janeiro em 2011, quando organizou e colaborou com agasalhos e produtos de higiene, água e alimentos não perecíveis para suprir a necessidade das famílias atingidas.
Some-se a essas ações, o investimento na menor idade, a través do projeto Heróis do Futuro, com formação integral aos filhos dos colaboradores. Destaque-se ainda a unidade de costura no presídio local para formação de mão de obra. Além disso, há as práticas sustentáveis e preocupação com o meio ambiente, com o sistema de Estação de Tratamento de Efluentes Químicos e água tratada e arborização da entrada da cidade.
A Sak´s é fruto de muita persistência, dedicação e trabalho do empresário José Renato e seus competentes funcionários que levam o nome da empresa e da cidade além fronteiras. Por tudo é Personalidade do Ano de 2013.