Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Bispo anuncia decreto papal na abertura da novena da padroeira

Edição nº 1415 - 23 Maio 2014

O papa Francisco, através de carta ao arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto, datada de 8 de abril de 2014, concedeu autorização para que a imagem de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, padroeira da cidade, cuja festa é celebrada dia 31 de maio, receba a dignidade de Rainha. 

O ofício assinado pelo arcebispo para assuntos particulares do Vaticano, Dom Arturus Roche, foi lido por Dom Paulo, na missa de abertura da novena em honra à padroeira, nessa quinta-feira, 22, na Igreja do Santíssimo Sacramento apresentado pelo Patrocínio de Maria. Veja o seu teor:

“Sendo postulador o Exmo. Sr. Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo de Uberaba, pela carta datada de dezembro de 2013, em virtude de uma particular faculdade CONCEDIDA pelo Sumo Pontífice Francisco, de bom grado concedemos a autorização para que a bela imagem da Santíssima Virgem Maria, que, sob o título de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, na Igreja erigida em honra a Deus e em louvor ao Santíssimo Sacramento Eucarístico, na cidade de Sacramento, na Arquidiocese de Uberaba, é piedosamente venerada, agora, em nome e pela autoridade do próprio Sumo Pontífice, possa ser ornada com coroa de dignidade de rainha. 

Não obstante todas e quaisquer até pequenas opiniões em contrário.

Da Sede da Sagrada Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramento, dia 8 de abril de 2014. (...)

Arturus Roche (Arcebispo para assuntos particulares)”.

O anúncio arrancou efusivas palmas dos fieis que lotavam a Igreja Mãe, os sinos ecoaram e lágrimas de emoção e alegria não puderam ser contidas. Em seguida, o arcebispo leu o Decreto Papal e afirmou: “Que alegria podermos iniciar esta novena com essa concessão! E parabenizou o pároco Pe. Sérgio Márcio e todos os que trabalharam pela causa e, de um modo particular, a cidade de  Sacramento”. 

Segundo o arcebispo , o passo seguinte será agendar a audiência para levar a imagem a Roma para a coroação, o que será estudado nos próximos dias.

 

Nossa Sra.  do Patrocínio  do Ssmo. Sacramento é única no mundo

A coroação da padroeira da cidade pelo Papa, faz parte do resgate da ideia nascida em 1970, com o então vigário, Pe. Gil Barreto Ribeiro (CSSR), de tornar a Matriz da cidade em  Basílica dedicada ao Santíssimo Sacramento,   fundada e dedicada a Cristo Eucarístico sob o Patrocínio de Maria, o que rendeu-lhe, em 1848,  através de decreto papal, a Indulgência da Porciúncula, privilégio das grandes basílicas franciscanas, igrejas de grande afluência de povo.

Monsenhor Valmir Aparecido Ribeiro, o principal responsável pelo resgate do nome da Matriz, Paróquia do Santíssimo Sacramento Apresentando pelo Patrocínio de Maria, que foi alterado em 1920, para Paróquia de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, por um descuido nos registros dos cronistas, conforme apurou Mons. Valmir, na longa pesquisa da historiografia da Paróquia, feita pelo escritor Amir Salomão Jacób.  Na época ao falar da padroeira, Nossa Senhora do patrocínio do Santíssimo Sacramento, Mons. Valmir destacou “um título local, original e único, não existe esta invocação em nenhum outro lugar no mundo, a não ser aqui. E isso é maravilhoso, porque é algo daqui, desta terra”.

Dando força à ideia do ex-pároco, ao assumir a Paróquia no início de 2013, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira alavancou o trabalho dando continuidade às pesquisas e elaborando o projeto, que foi apresentado ao arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto, que, também, de bom grado, abraçou a causa. 

 

No início deste ano, Dom Raymundo Damasceno, presidente da CNBB, em visita a  Roma, foi portador da documentação que foi entregue pessoalmente ao santo padre, com os dois pedidos: a transformação da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento... em Basílica, e o reconhecimento de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento para ser coroada com uma coroa de dignidade de Rainha.