Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Artesãos recebem certificados de curso de tecelagem

Edição nº 1401 - 14 Fevereiro 2014

Vários artesãos da cidade receberam os certificados de conclusão do curso de Tecelagem, promovido pela Associação Sacramentana de Artesãos  e Artistas (ASAA) em parceria com o Consórcio UHE Igarapava, que custeou o curso ministrado pelo gestor de artesanato do Circuito dos Lagos, Rahavi Dionísio. 

A presidente da ASAA, Leila Maria Tiago, com o apoio encontrado mais uma vez junto ao Consórcio, destaca a parceria. “O Consórcio de Igarapava é nosso parceiro há tempos e está sempre pronto a nos apoiar. Desta vez foi a oficina de tecelagem, em dois módulos, um curso de extrema importância pelo resgate histórico do tear”, reconhece.

Leila explica que a tecelagem não é novidade, mas as peças têm um grande diferencial. “As peças são feitas de material sustentável como sacos de cimento, sacolinhas plástica, fibras (de bananeira e madeiras diversas), couro e resíduos de madeira. Imagine tecer esse tipo de material ao invés do algodão, do tecido. A partir de agora vamos investir na confecção de novos produtos, uma nova coleção todinha de material sustentável”, ressalta. 

O projeto Caixa Cultural, que rendeu à ASAA, a única instituição mineira contemplada, R$ 30 mil em prêmio pelo projeto inscrito, está em andamento. De acordo com Leila, já foram ministrados quatro módulo: Gestão e Empreendedorismo, Modelagem, Confecção de Peças e Socialização,  os demais deverão ser  realizados ainda este ano. 

 

Monitor e gerente elogiam artesãos da ASAA

O monitor das oficinas, Rahavi Dionísio (foto), já no segundo mandato de quatro anos como gestor de artesanato do Circuito dos Lagos, tem a função de dar suporte aos artesão. “Ministramos cursos e oficinas, treinamos os artesão para a criação de novos produtos com novas técnicas, como este curso de tecelagem no tear de pente liço, que propicia trabalhar com vários tipos de matéria prima, onde elas  poderão  criar tapetes, bolsas, peças de  vestuários  como blusas, saias, enfim, uma gama de produtos  sustentáveis. Além disso damos todo tipo de suporte na busca de mercado consumidor,  participação de feiras, como a participação da ASAA na Feira Nacional em BH, para dentro do projeto Caixa Cultural”, afirma.

De acordo com Rahavi, Sacramento tem se destacado em matéria de cursos. “Na minha avaliação nesses seis anos de trabalho como gestor, Sacramento, entre todas as cidades, é a mais interessada em trazer e aprender  novas técnicas. A ASAA tem feito a diferença, coisas muito boas acontecem aqui só precisam mesmo é de um pouco mais de apoio”, elogia. 

Também Késsius Morais  de Lima e Silva,  gerente do Consórcio UHE Igarapava, que participou da entrega de certificados, elogiou as artistas da ASAA. “Conhecemos  o trabalho da ASAA, pois,   periodicamente, elas vão à usina ministrar oficinas para novas técnicas de sustentabilidade aos filhos dos nossos colaboradores, crianças e jovens”, destaca.

Reconhece Késsius que Sacramento tem surpreendido o consórcio com o seu trabalho. “Nossa experiência, nessa parte de artesanato comprova isso, porque temos uma certa dificuldade em inserir recursos noutros municípios, e essa dificuldade se deve ao falto de precisarmos  de pessoas engajadas, que gostam de aprender, o que encontramos em Sacramento.  Estão de parabéns os artistas da ASAA pelo engajamento, interesse e sobretudo pelo resgate e sustentabilidade. E sempre que surgem novas técnicas, novos cursos estamos prontos para novas parcerias”, elogia. 

O Circuito dos Lagos é uma associação de municípios, com potenciais para a atividade turística, localizados geograficamente no entorno dos reservatórios de Volta Grande, Igarapava, Jaguara, Estreito, Nova Ponte e Fronteira. É composto por 17 cidades, sendo 9  mineiras: Água Comprida, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Fronteira, Nova Ponte, Planura, Sacramento e Uberaba  e,  oito paulistas: Aramina, Buritizal, Guará, Igarapava, Ituverava, Miguelópolis, Pedregulho e Rifaina, cada uma com suas peculiaridades artesanais. 

 

Igarapava distingue-se por ser a primeira Hidrelétrica constituída através de um consórcio de cinco empresas Vale, Votorantim Metais, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Cemig e AngloGold Ashanti. De acordo com o gerente Késsius, o Consórcio, que atende as cidades de Igarapava, Rifaina, Sacramento e Conquista,  é uma entidade privada e é ela que há tempos vem fazendo  parceria de sucesso com a ASAA”.