Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Antônio Pereira assume Adidância de Defesa e Aeronáutica no Equador

Edição nº 1402 - 21 Fevereiro 2014

O coronel aviador Antonio Pereira da Silva Filho assumiu a Adidância de Defesa e Aeronáutica do Brasil no Equador, em solenidade presidida pelo Embaixador do Brasil no Equador Fernando Simas Magalhães, dia 27 de janeiro último, em substituição ao coronel aviador Marcos Vinícius Rezende Mrad. A cerimônia contou também com a presença do ministro-conselheiro Jonas Guimarães Ferreira e do adido naval e do exército, coronel Cav QEMA Carlos José Russo Assumpção Penteado, além de funcionários da embaixada, das adidâncias, familiares e amigos.

A Adidância Aeronáutica do Brasil no Equador foi criada pelo Decreto Nº 86.780, de 23 de dezembro de 1981 e ativada em 31 de março de 1982. Com a criação do Ministério da Defesa, em 1999, a Adidância passou a ser designada como Adidância de Defesa e Aeronáutica do Brasil no Equador e sua função principal é representar o Ministério da Defesa e a Força Aérea Brasileira nas relações bilaterais com as Forças Armadas Equatorianas.

Em seu discurso, o coronel Mrad ressaltou a forma cordial e profissional que sempre marcou as relações entre Brasil e Equador, principalmente no campo militar. Destacou os intercâmbios e cursos realizados entre os Ministérios da Defesa dos dois países e entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Força Aérea Equatoriana (FAE) e, finalmente, agradeceu à comunidade equatoriana que o acolheu com respeito e consideração ímpares, ajudando a tornar a vida de sua família muito prazerosa durante os anos em que viveu no país.

Após a transmissão do cargo, falando em nome do país, o embaixador Fernando Simas afirmou que o Cel Mrad demonstrou discrição e bastante diplomacia durante os dois anos em que desempenhou a função, e saudou o novo adido milita, Cel. Silva Filho, desejando-lhe e à família boas-vindas.

Também foi realizado o descerramento da foto do CelMrad no quadro de adidos da Unidade e nessa ocasião o Cel Silva Filho ressaltou a importância de se cultuar tradições e que a tradição do quadro de fotos, na sua opinião, serve tanto como uma homenagem aos militares que ocuparam o cargo quanto como um registro histórico da Unidade.

Residente em Sacramento por vários anos, onde passou parte da infância e juventude, com os pais, Antônio Pereira, funcionário do Banco do Brasil, e a professora sacramentana, Bernadete Martins, Toninho, guarda grandes lembranças de Sacramento.