O Amor Exigente é uma entidade de âmbito nacional que há 20 anos funciona em Sacramento. Trata-se de um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família, que são praticados por meio dos 12 Princípios Básicos e Éticos, da espiritualidade e dos grupos de auto e mútua ajuda que, através de seus voluntários, sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas.
A convite da coordenadora da instituição na cidade, Maria Madalena Fraga Brás, o ET esteve na Casa dos Conselhos, onde funciona a título precário, em espaço cedido pela Prefeitura. O jornal registrou a participação de mais de 30 pessoas, apesar do prenúncio de chuva. E mais uma vez a coordenadora, acompanhada por vários outros participantes, usaram o ET para reivindicar um espaço adequado para acolher as pessoas nas diferentes etapas de atendimento: crianças, recuperandos iniciantes, jovens e pais.
Uma das participantes da reunião destacou: “Há cerca de duas semanas, havia tanta gente que muitos ficaram fora da sala e os jovens se reuniram no alpendre da casa que serve como Secretaria de Assistência Social do município, sentados no chão mesmo”.
Maria Madalena ressalta ainda que muitas famílias deixam de participar, porque não podem levar os filhos menores. “O que falamos com os pais, só diz respeito a eles; os assuntos com os recuperandos e jovens são também direcionado a eles. Por isso, há necessidade de ambientes diferentes. Não podemos ter crianças no mesmo espaço em que estamos falando de drogas, de dependência química”, ressalta a coordenadora.
Segundo Madalena já foram feitos vários pedidos a diversos órgãos sem resultado. “Precisamos de um local com no mínimo quatro salas, para funcionarmos integralmente com o programa. Gostaríamos de ter um local para darmos um atendimento digno para os participantes”, suplica, lembrando também a falta de recursos.
“- Já vai para o segundo ano que o prefeito Bruno não repassa nossa verba de pouco mais de R$ 4 mil. Justificam sempre a falta de prestação de contas do ano de 2011, mas por que a secretaria não nos ajuda a resolver essa pendência?”, indaga, lembrando crítica nesse sentido na rede social.
“- O ex-vereador Danylo lembrou a ajuda dada a entidade que nem tem um programa social e nega para nós. Eu não entendo”, lamentou a coordenadora Madalena, apoiada pelos demais participantes.
Amor Exigente existe no Brasil há 30 anos
O Amor Exigente foi criado no Brasil em 1984, pelo padre Haroldo Rhan. O Amor Exigente é uma adaptação do Movimento “Tough Love” dos Estados Unidos para trabalhar a prevenção e apoio às famílias. Há 30 anos, no Brasil, o Amor-Exigente (AE) atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e também para pessoas com comportamentos inadequados.
Conforme dados da Federação Brasileira de Amor-Exigente (Febrae), atualmente, o movimento conta com 11 mil voluntários, que realizam, aproximadamente, 100 mil atendimentos mensais por meio de reuniões, cursos e palestras. São mais de 641 grupos no Brasil, 1 na Argentina e 14 no Uruguai. Em Sacramento há um grupo com 40 famílias.
No site www.amorexigente.org.br/, podem ser encontrados os dados do Amor Exigente de Sacrarmento, coordenado por Maria Madalena Fraga Brás e da Regional Triângulo Mineiro, cuja coordenação está a cargo de Onofre Freitas Fidelis e Patrícia de Oliveira Prata Mendes.