Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Alunos do Instituto Scala lançam Projeto Social

Edição nº 1430 - 05 Setembro 2014

Os alunos do Instituto Scala, que trabalha em parceria com o Instituto da Oportunidade Social (IOS) lançaram na cidade esta semana o seu projeto social 2014, com o inquietante título, 'Você tem vergonha na cara?', que inquietou, sim, muita gente. Para a maioria das pessoas questionadas pelo ET, a frase tinha uma conotação política; outros, que o dedo em riste estava apontando para os canteiros; alguns ligaram a uma causa religiosa... Acertou quem ligou o fato à política, não à política partidária, mas à política comportamental do ser humano, relacionada à ética e aos valores. 

O projeto dos 11 adolescentes inscritos este ano no IOS foi fantástico. Elaboraram uma cartilha com 21 perguntas relativas a atos e atitudes criticadas pela sociedade, mas que, na realidade, em muitas situações e ocasiões, são praticados por essa mesma sociedade. 

Conheça algumas das perguntas e veja se você veste a carapuça, ou melhor, se tem vergonha na cara:

- Percebe erro numa conta ou no troco e se cala diante da vantagem?

- Visando economia, você compra produtos piratas, por exemplo DVDs de filmes e músicas, ou objetos fruto de roubo ou furto?

- Dá sinal de luz quando há um carro de polícia na rodovia?

- Joga lixo em qualquer lugar?

- Você discrimina as pessoas por diferenças de raça, cor, religião, sexo, poder?

- Compra recibos para abater no Imposto de Renda?

- Veste-se de modo inadequado no trabalho, na Igreja, na escola?

- Vota em troca de favores?

- Finge que não vê as fezes de seu cão na casa do vizinho?

E por aí vai... Finalizando a cartilha, a afirmativa em forma de uma lição: “Agora pense. A solução só depende de você!”. 

O Projeto Social, 'Você tem vergonha na cara?', é baseado no livro, 'Ética e Vergonha na Cara', de Mário Sérgio Cortella e Clóvis de Barros Filho. Os alunos do Instituto resumiram o projeto em uma belíssima cartilha ilustrada com desenhos de um artista, o aluno Marcelo Reis Urbano Alves. Na criação, assinam os alunos, Antony O. Silva, Airton C. Lopes, Erick P. L. Faria, Jéssica B. Luiz, Joice L. O. Bernardes, Lana F. Peres, Pâmela C. B. Almeida (formatação, com suporte de Tânia Pereirinha), Renan N. Aguiar, Raiany C. Silva e Vanderson C. S. Salvador. 

De acordo com a turma, o Projeto Social dos alunos IOS surgiu da vontade de alertar os cidadãos sobre atos e atitudes antiéticas do dia a dia. “Tínhamos que fazer dois projetos, um na rua e um teatro,  optamos pela ética, porque percebemos a necessidade e a importância de colocarmos em pauta alguns assuntos como a violência, vulgaridade virtual, discriminação, falta de caráter, dentre outros.  Nosso objetivo é alertar as pessoas e fazer com que parem para refletir sobre suas próprias atitudes e também sobre fatos e atos antiéticos que,  por serem tão comuns  passam despercebidos e são encarados como normais”.