A artesã Leila Maria Tiago, 43, atual presidente da Associação Sacramentana de Artistas e Artesãos (ASAA), vive as emoções pela realização de um grande sonho sonhado há muitos anos: ter o seu espaço próprio para trabalhos. Deficiente física, mas com uma garra incrível para alcançar seus objetivos, Leila vê agora a sua vitória: “o Ateliê Anjo Negro é fruto de 20 anos de luta, persistência, o sonho de ter um cantinho para produzir minhas artes e atender melhor o cliente”.
E, com muito esforço, lado a lado com o marido Delcides (Cidy), os filhos Pablo, Mariane e Tarciso (in memorian), os netos Pyedro Gabriel e Davy Lucca, Leila via crescer pouco a pouco as paredes e a interrupção da obra. Foi muita luta pra começar, mas Leila viu matos nascerem e crescerem na construção, quando se afastou do serviço na prefeitura, devido a um derrame no joelho, além da poliomielite, que com o tempo e esforço físico agravou-se.
Afastada das funções, Leila passou quatro anos tentando se aposentar, mas conseguiu depois de passar por muitas dificuldades. E teve que parar a construção, mas o sonho permaneceu acordado. A fé persistia sempre. Em 2012 perdeu o filho Tarciso Pain Tiago, vítima de acidente num rodeio. Tarciso, de acordo com a mãe, desde pequeno, acompanhava a luta da família na construção, recordando o desejo do filho quando dizia:
"- Mamãe, vou crescer, estudar, ser peão famoso, ganhar muito dinheiro e te dar esse ateliê”, conta emocionada e completa: “Consegui terminar esse local, realizar meu sonho e, nada mais merecido de batizá-lo de Ateliê Anjo Negro, em homenagem ao nosso herói Tarciso, que com toda certeza lá do céu, hoje, é nosso anjo negro. Ele muito colaborou para essa realização, pois com ele aprendi que o homem é do tamanho de seus sonhos e que temos que persistir nele. Assim, ele se fez vitorioso, embora deixando saudades. Partiu fazendo o que gostava, ser peão de rodeios”.
Leila ou Leilart como é conhecida por muitos, trabalha com artesanatos em geral. Destaque para suas esculturas afrodescendentes; lembrancinhas personalizadas para maternidade, aniversários, casamentos; arte em materiais sustentáveis (fibras, sacos de cimento, sementes, etc) e tecelagem. Além da confecção, Leila ministra oficinas com diversas técnicas de artesanato no Ateliê Anjo Negro, para pessoas de todas as idades. As aulas são ministradas das 17 às 21h.
O Ateliê Anjo Negro fica na rua Inconfidentes, nº 192, no bairro Chafariz e está aberto de segunda a sábado das 8 às 18h. Telefones: (34) 8422-6675, (34) 91587025.