Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Título da Paróquia é um resgate histórico

Edição nº 1377 - 30 Agosto 2013

O pároco Pe. Sérgio Márcio de Oliveira (foto, com Pe. Valmir)lançou, no dia em que Sacramento comemorou 193 anos de fundação, 24 de agosto, o novo brasão da paróquia mãe, resgatando também seu nome original, Paróquia do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, nos termos da Lei  Provincial 804 de 3 de julho de 1857.   

“- Como pároco, senti a necessidade de se criar um brasão identificador da grandeza espiritual que a história de nossa paróquia encerra. O brasão é o conjunto histórico, inserido dentro de um Escudo, que é uma arma de defesa. O Escudo é a arma e o Brasão o significado dela. Portanto, é nossa arma, nossa apresentação, nossa carteira de identidade, como o é uma bandeira para uma cidade ou um país. O Brasão da nossa paróquia, a primeira paróquia da arquidiocese de Uberaba a criar sua identificação, conta a história da paróquia unida, profundamente entrelaçada, com a história de Sacramento. E passa a ser desde agora o símbolo externo da grandeza espiritual de nossa paróquia e da cidade de Sacramento”, justificou Pe. Sérgio.

A história

Conforme pesquisa feita pelo ex-pároco, Mons. Valmir Ribeiro, a primeira paróquia de Sacramento, durante muitos anos, não se sabe desde quando, ao que tudo indica desde meados de 1920, passou a ser denominada Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento.

 “O que descobrimos é que o orago é o Santíssimo Sacramento e os padroeiros, o Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora do Patrocínio, sempre nesta ordem. Ocorre que, em determinado momento, alguém inverteu essa ordem, Nossa Senhora do Patrocínio e o Santíssimo Sacramento. 

De acordo com Monsenhor, “as crônicas da Arquidiocese, escritas pelo cônego César, ele escreveu no cabeçalho o título entre parênteses (Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento) e, em seguida, ao iniciar a narração, registra: “Em Sacramento há uma capela dedicada ao Santíssimo Sacramento e os padroeiros são o Santíssimo Sacramento e Na. Sra. do Patrocínio”. 

Ainda de acordo com Mons. Valmir, nos registros arquidiocesanos constam que em 1920, o então bispo Dom Eduardo Duarte  Silva, primeiro bispo de Uberaba (1907/1923) veio  inaugurar e abençoar a igreja que ele chamou de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento.

“- Provavelmente alguém lhe passou esse nome ou ele mesmo leu no  título nas crônicas, sem ler o resto da história, onde estava o nome correto’.

Diz Monslenhor que dois padres reagiram à mudança. Em  1937, Cônego Julião Nunes  e Monsenhor Fleury, o vigário que o sucedeu, que escreveu em 1947: 'a Paróquia é do Santíssimo Sacramento'. 

‘‘- E tem mais, nas leis da Câmara, no ato de compra dos terrenos, que não estavam aforados, está escrito: 'Compra-os da fábrica da Matriz do Santíssimo Sacramento e Na. Sra.  do Patrocínio' ”. 

Diante das evidências históricas, após submetê-las à aprovação do Tribunal Eclesiástico, Dom Paulo Mendes Peixoto baixou o Decreto nº 2, corrigindo o erro histórico e convalidando outros fatos e ficou assim: ‘‘Paróquia do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, tendo  como padroeiros Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, São Sebastião e  São Miguel’’. 

E agora, no aniversário da cidade, o pároco Pe. Sérgio Márcio revelou ao povo o novo nome com seu brasão.

 

O simbolismo do brasão

O pároco padre Sérgio Márcio de Oliveira, ao apresentar o novo brasão da paróquia explica sua simbologia:  “A história da Paróquia do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria” se entrelaça com a história da cidade de Sacramento.  Ambas surgiram da devoção ao Santíssimo Sacramento apresentado pelo patrocínio de Maria. A cidade, em 1820 com esse título, e a paróquia em 1857  com o mesmo título, por isso, fugindo às regras da heráldica o escudo da Paróquia traz a muralha que significa a cidade, a fortaleza material, o lugar edificado, ou seja, a cidade de Sacramento”.

O brasão, inserido dentro do escudo, apresenta em dourado central o Ostensório com o Santíssimo Sacramento, que é o orago da Paróquia, o centro da vida paroquial, e o centro da história, tanto da paróquia quanto da cidade. ”Tantum ergo Sacramentum veneremur cernui”. 

O Santíssimo Sacramento se mostra dentro de um campo azul, que significa o Manto da Virgem Maria, ou seja, o “Patrocínio de Maria”. Abaixo do ostensório, a data de criação  da paróquia: 1857. Ainda sob o patrocínio de Maria, num ângulo de fundo, se mostram as muralhas que significam a cidade de Sacramento, tendo ao centro a Flor de Lis, simbolizando a Virgem Maria, Imperatriz, Mãe e Padroeira deste lugar. Sob o azul do brasão, se  mostra um contorno em vermelho, que é o Sangue de Cristo, ladeado por flores do trigo, simbolizando o Corpo, Sangue, Alma e Divindade do Senhor, a divina Eucaristia. 

Encimando o escudo a Cruz de Lorena ou Cruz Patriarcal, em duas barras horizontais, por estar a Paróquia na jurisdição da Arquidiocese de Uberaba. E, sustentando o escudo  a faixa com o nome canônico e jurídico da paróquia, qual seja: Paróquia do  Santíssimo Sacramento apresentado pelo Patrocínio de Maria”, nos termos da Lei Provincial  804 de 3 de julho de 1857.