Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Spark Eletrônica recebe prêmio nacional

Edição nº 1381 - 27 Setembro 2013

O jovem  empresário Renzzo Scalon, diretor proprietário da Spark Eletrônica, empresa criada 15 em dezembro de 2009 para fabricar a fonte de alimentação automotiva Usina,  conquistou o Prêmio Marca Brasil, que coloca o seu produto 

como o melhor do Brasil nesse setor.

Na sua 14ª edição, o Prêmio Marca Brasil - PMB, é um dos mais importantes prêmios multissetoriais do país. Organizado pela Trio International Distinction,  em parceria com  a Tarcom Promoções e diversas  revistas especializadas,  o PMB tem por objetivo identificar e destacar, dentre os inúmeros fornecedores de produtos e serviços, as marcas de empresas e produtos que os consumidores consideram como sendo as melhores em suas áreas de atuação. Ao todo, foram entregues nesta edição, 106 láureas, sendo 72 Láureas do Prêmio Marca Brasil, para  42 marcas de empresas e entidades agraciadas em 72 categorias de 14 setores econômicos. Renzzo recebeu o prêmio em São Paulo, dia 17, no Esporte Clube Sírio, acompanhado dos pais, Lester e Adriana Scalon, e de sua noiva, Leilane (foto), e familiares.

 

Sinônimo de qualidade e de vendas

Na verdade, Renzzo faz, realmente, jus ao cobiçado prêmio. O seu produto, que nasceu de uma arrojada experiência na área eletrônica, conquistou o mercado de uma maneira fulminante. Hoje, a marca Usina é sinônimo de qualidade e de vendas no setor, em todo o país. Para dar conta da demanda que a cada mês crescia mais, Renzzo, nesse curto de espaço de tempo, multiplicou por 12 o número de seus funcionários. Dos três iniciantes que inauguraram com ele a Spark Eletrônica, Oscar, Saulismar e Alexsander, a empresa emprega hoje 50 pessoas, diretamente ligadas a sua linha de produção e mais cinco terceirizados. 

 

Uma nova e moderna fábrica

Para atender a essa crescente procura de seu produto no mercado, Renzzo investiu na construção de uma nova e moderna fábrica. Em fase final de construção, no bairro Santo Antônio, a nova fábrica da Spark Eletrônica é um belo e amplo prédio de mais 2 mil metros quadrados de área, previsto para ser  inaugurado  nos próximos meses.

“- Tínhamos projetos para um novo prédio, sem data prevista, mas a idéia se consolidou no ano passado, quando tivemos um crescimento de quase 300%  e vimos que não dava mais para continuar como estávamos. Era preciso ampliar, até por que, vamos entrar com novos produtos,  diversificar a produção”, disse em entrevista ao ET. 

De acordo com Renzzo, as novas dependências da Spark Eletrônica terá uma área destinada à produção de 1.200 metros quadrados. Completam a área construída dependências administrativas e de projetos, armazenamento, almoxarifado, oficina de assistência técnica, refeitório e área de lazer para os funcionários e banheiros. Todas as áreas cobertas e externas do prédio são dotadas de acessibilidade para cadeirantes.

 

Humanismo na empresa

Quatro anos depois do início do investimento, Renzzo se confessa uma pessoa realizada. “Sempre sonhei e busquei isso, mas sempre com humildade, prezo muito esse relacionamento com os funcionários, tratando todos como amigos, porque sei que eles são importantes para a empresa. Trato-os como gosto de ser tratado. Vejo que tivemos um crescimento muito rápido e agradeço muito a Deus por isso. Agradeço muito a meus pais pelo apoio que sempre me deram. Eu, ás vezes, paro e penso como cresceu a empresa. Sinto que a responsabilidade é grande e, às vezes, nem acredito, mas é muito gratificante receber esse prêmio. Quero dividi-lo com meus pais pelo constante apoio e com todos os funcionários. É uma vitória nossa, da Spark Eletrônica e, por que não de Sacramento”, ressalta, agradecendo a todos. 

 

Como tudo começou

A Spark Eletrônica nasceu de uma curiosidade inteligente que veio desde a infância do garoto Renzzo ao desmontar e montar todo brinquedo que ganhava. Daí até o curso de Eletrônica e a começar a fabricar carregador de bateria no quintal de sua casa, foi apenas um pulo. 

“- No início, atendia apenas a demanda da cidade, mas com  o 'boca a boca' começaram a vir pessoas de fora em busca dos  produtos e a procura foi crescendo. Aí veio a ideia de desenvolver um projeto melhor, mais sofisticado, isto é,  desenvolver uma fonte de alimentação automotiva apropriada. Fiz o protótipo até dar início à fabricação das fontes. E foi uma espécie de 'boom' no mercado, porque  os fabricantes de amplificadores se preocupavam em fazer potências, mas não fabricavam fontes para alimentá-las. Vi, então que podia  fazer um produto com essa finalidade e nasceu a fonte de alimentação, que batizamos de Usina”, resumiu Renzzo.

  

Campeonato de som 

Em meio aos trabalhos e encomendas, Renzzo construiu o seu próprio amplificador e participou de um campeonato de som em Conquista, onde conheceu seu ex-sócio, Flávio Santos, que era o juiz da prova. “Quando ele ouviu meu som ficou surpreso, porque ele registrou de quatro  a cinco decibéis a mais que os demais da categoria, já testados”, conta. 

E mais surpreso ficou Flávio, quando Renzzo disse que ele próprio desenvolveu o projeto. “Eu me lembro que ele fez aquela cara, mas me chamou depois para conversar e decidimos fazer alguma coisa juntos e começamos  com uma pequena oficina para conserto de amplificadores em   Uberaba. Mas o pessoal  tinha sempre problemas com bateria que descarregava e não havia uma fonte apropriada.  Como eu tinha o protótipo da fonte , começamos a fabricação, que logo teve um crescimento rápido”, resume, informando que a partir daí veio com Flávio para Sacramento e criou a Spark Eletrônica, em sociedade com o pai, Lester Scalon, em 2009.  

 

Diferencial

O diferencial da fonte Usina, conforme explica Renzo, está na sua especificidade como fonte automotiva. “Fonte chaveada  sempre existiu, mas uma fonte de alimentação específica para  som automotivo, não. Foi aí que vi o grande filão do negócio.  Hoje, fontes como a nossa,  são fabricadas por várias empresas. Fomos os pioneiros nesse tipo de fonte, chegamos primeiro no mercado e nos tornamos referência com a marca Usina, com a Spark Eletrônica e o design, todos registrados como marcas nossas’’ informa, destacando os novos investimentos da Spark.

Com uma visão de mercado que surpreende, Renzzo finaliza informando que já tem desenvolvidos outros três protótipos de produtos já em fase de produção para comercialização: amplificadores automotivos, filtro de linhas para computadores e máquina de solda para construção civil. “É a diversificação de produtos chegando à Spark, atendendo as exigências e as demandas do mercado”, justifica.