Alegria e emoção foi o sentimento que invadiu todos os presentes na empresa Sak´s na noite do primeiro domingo do Advento, às 20h30 para a inauguração da decoração natalina. Quanta luz! Quanto brilho coloriu a fachada ao som do coral com os Heróis do Futuro e funcionários, entoando Adeste Fidelis, Glória In Excelsis Deo e Hallelujha, acompanhados pela pianista Claudia Regina Cruvinel.
O espírito de Natal nos 25 anos da Sak´s
A decoração natalina pela primeira vez foi projetada dentro da empresa pelos seus próprios funcionários, o coordenador do Marketing e Criação, Leonardo Bernardes da Silva e o desenhista Dênis Balduino. Atrás da dupla, mais uma equipe de funcionários coordenada pelo eletricista Gabriel Arcanjo Borges, que há seis anos trabalha na montagem e dá manutenção na decoração durante todo o período. E, completando a equipe, a competente Adriana Rosa, que estreou na execução dos enfeites.
“- Este ano fizemos algo diferente dos anos anteriores, pensando nos 25 anos e no reaproveitamento de todo material que é comprado anualmente, isto é, fazer bonito com menos gastos, Leo foi dando as idéias e eu desenhando. Apresentamos a idéia e todos aprovaram”, explica o jovem Dênis.
Leo, modestamente, completa: “A ideia foi de muita gente, um resultado desses envolve muitas pessoas. Temos uma comissão para a festa de final de ano e a decoração, assim as ideias vão surgindo em grupo e pensamos em fugir um pouco das cores tradicionais do Natal, para destacar as cores da Sak´s. Começamos criando a mochila tamanho gigante, que é um resgate do primeiro modelo fabricado na empresa. O modelo M-001, que há anos saiu de linha. Foi esse nosso foco, uma decoração com destaque para a empresa”, explicou.
Wictor Mariano, coordenador do RH, teve a ideia do coral e motivou o pessoal para participar . “As ideias foram surgindo e, num treinamento comercial, fizemos uma música e foi lançada a ideia de um coral com a participação de um grupo, onde todos pudessem participar. Todos acataram, pegamos de corpo e alma e resultou no que vocês viram. A gente ficou até emocionado e estamos aí fazendo a diferença na empresa”, destaca.
Para a pianista e regente do coral, Claudia Cruvinel, dirigindo pela primeira vez um coral dentro de uma empresa, a iniciativa foi muito válida. “Todos muito responsáveis, dedicados, esforçados nos ensaios que, surpreendentemente, foram apenas três, chegamos ao resultado que todos viram e aplaudiram. São boas ideias assim que têm que ser valorizadas”, afirma ao lado da pedagoga dos Heróis do Futuro, Maria de Lourdes Foletto Bruno, uma das integrantes do coral, que completa: “Foi uma soma de esforços que resultou nessa maravilha. Foram vários setores trabalhando juntos, um trabalho em equipe. Quando Wictor falou do coral, o entusiasmo foi geral, todos abraçamos a ideia”, ressalta.
Ao final da apresentação, em nome da empresa, o coordenador de RH, Wictor Mariano, agradeceu a todos que prestigiaram a inauguração natalina destacando: “Essa comemoração é mais especial que as demais, porque além de comemorarmos o Natal, uma data divinamente maravilhosa para todos nós, também comemoramos 25 anos da Sak´s. São 25 anos confeccionando sucesso, gerando empregos para mais de 600 pessoas, desenvolvendo e capacitando talentos e, por que não, desenvolvendo também as pessoas”.
Decoração já é tradição
Para o empresário José Renato Marques, a decoração já é tradição nos natais da Sak's. “Deixar de fazer acredito que seria como se não existisse mais o tempo de Natal, principalmente nesse ano em que comemoramos 25 anos. Temos colaboradores muito criativos e a cada ano temos buscado inovar. Chego a dar algumas opiniões, mas deixo por conta deles, porque sei que sairá uma coisa tão bonita como essa”, elogia.
Renato fala também de outra tradição da empresa, o Bazar Natal da Fartura, que já está aberto com um mix de produtos Sak´s e diversas outras marcas a preços especiais. “Diversificamos também no bazar, com novos produtos e marcas além dos produtos Sak´s, o que foi muito bem aceito pelo consumidor, que tem agora um mix de mercadorias bem maior”, afirma, convidando a população para participar e lembrando que, a exemplo dos anos anteriores, toda a renda será revertida em alimentos às famílias carentes. “Vamos distribuir este ano1400 cestas, 200 a mais que no ano passado. A entrega será no dia 22 de dezembro, se Deus quiser”, informa
Um trabalho minucioso para garantir tanta beleza
Para Adriana, que está prestes a dar a luz, “o resultado está sendo maravilhoso. “Acredito que esse é o pensamento de todos os envolvidos, toda a equipe, trabalhamos vinte horas por dia para que tivéssemos esse resultado e é emocionante. Estou feliz com o trabalho”, declara.
De acordo com o eletricista Gabriel, que contou com a ajuda de mais três eletricistas, para montar todo o projeto, foram utilizadas de 70 a 80 mil lâmpadas incandescentes e leds, para iluminar toda a fachada da empresa e a vegetação do jardim, o que representa um consumo em torno de 50 mil watts/mês. “Mas o resultado foi maravilhoso, varamos a noite nesses dias e a cada ano nos surpreendemos com o resultado, fantástico”, declara.
Foram ainda utilizados seis disjuntores, quatro unipolares de 32 amperes, um bipolar de 32 amperes e dois unipolares de 25 amperes. “Isso evita curto circuitos ou que as chaves caiam, além disso damos manutenção diariamente até a desmontagem. E é muito gratificante. Veja a alegria das crianças, elas estão fascinadas”, finalizou.