Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento sedia encontro da 39ª SRE

Edição nº 1366 - 14 Junho 2013

Diretores de 99 escolas da circunscrição da SRE/Uberaba, formada por 25 cidades, e inspetores, reuniram-se de 26 a 29 últimos, no Águas do Vale, às margens da represa de Jaguara, para o XX Encontro de Gestores. 

Sob o tema, 'Educação enfrentando desafios, ultrapassando fronteiras e traçando metas', os educadores discutiram assuntos relacionados às escolas públicas mineiras, como o reinventando o ensino médio; comunicação online; os desafios das escolas;  o tempo integral; programa de intervenção pedagógica (PIP); caixa escolar, dentre outros, além de troca de experiências e integração entre os diretores.

O velho e claudicante curso Colegial foi o tema mais esperado pelos diretores. O simpático superintendente, Prof. Eduardo Fernandes Callegari, que coordenou o encontro, falando ao ET, adiantou algumas novidades  sobre o ensino médio, como a volta do 6º horário, com aulas especificas de empregabilidade dentro das áreas da contabilidade, práticas comerciais, administração, práticas agrícolas, de acordo com a escolha da escola e dos alunos. “São dez  áreas, a escola escolhe três e  dentre elas, o aluno escolhe uma”, explica o diretor, ressaltando que a novidade chega também ao curso noturno, porém em forma de projetos”, informou.

Satisfeito, Callegari comemora os bons resultados das escolas da regional no Proeb, destacando as medidas adotadas com vistas ao Proalfa, que em nível de Brasil ficou abaixo da meta, mas cita também alguns desafios.  “Meu desejo é ter escolas novas e reformadas; o meu maior problema é que os projetos são elaborados pela regional mas faltam engenheiros. Temos apenas um para atender as 99 escolas”, informa. 

Dentro ainda do ensino médio, o diretor ressalta outra novidade, o Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, com escolas pólos criadas em algumas cidades. 

“- Sacramento terá uma escola pólo com o Pronatec, além disso a cidade terá também a Escola Técnica Profissionalizante, que vem de encontro aos anseios da regional e da Secretaria de Educação”, revelou o Prof. Eduardo Callegari, que assumiu a superintendência há menos de um ano. 

A SRE de Uberaba conta atualmente com 99 escolas, 120 vice-diretores, 8 mil funcionários e mais de 78 mil alunos. “É uma regional grande e de peso, com  bons resultados, mas que tem muito potencial ainda para crescer”, finaliza. 

O Encontro de Gestores iniciou na segunda-feira, às 19h e encerrou na quarta-feira, 29, às 12h30 e, em vários momentos desde a abertura foi abrilhantado por músicos do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, de Uberaba. A abertura foi prestigiada pelas presenças do deputado federal Marcos Montes e dos estaduais, João  Bosco, de Araxá, e Antonio Lerin,  de Uberaba e, também pelo prefeito anfitrião, Bruno Scalon Cordeiro.  

 

Autoridades deixam mensagens de otimismo e incentivo

 

O deputado  estadual, João Bosco, de Araxá, falando sobre o encontro, destaca que esses encontros são de fundamental importância para a troca de experiências e de informações. “É uma regional que faz a diferença no Estado e isso demonstra que a educação na região está no caminho certo. E, o diretor tem um papel preponderante como condutor, o timoneiro da vida de cada escola. São momentos como este que servem de suporte para os gestores, propicia a integração e sobretudo a valorização”, disse, ressaltando também a importância de uma boa remuneração. “A motivação para o professor, entretanto, não é só estrutura física e pedagógica, mas a parte salarial é de fundamental importância e o que sempre está sendo cobrado pela Assembleia. Hoje, sabemos, que muitos profissionais, sem nenhum curso superior, estão ganhando muito mais que professor. Não há incentivos para ser professor, então estamos cobrando do governador melhorias no salário”.

 A mensagem do deputado  Lerin foi de elogios e incentivos pelos bons resultados na região. “Para nós  é uma alegria voltar a Sacramento para prestigiar esses gestores e anunciar recursos para atender não só as escolas de Sacramento,  mas de toda a região, recursos para a Caixa Escolar, para pequenas reformas e ampliações, aquisição de material. Esses recursos são uma forma de dar o suporte de que as escolas precisam”, afirmou, reconhecendo também a defasagem salarial e o trabalho da Assembleia visando um aumento real do salário do pessoal do magistério. 

O deputado federal Marcos Montes trouxe a mensagem do otimismo, a mensagem da construção de um Brasil melhor através da educação. “Aqui estão os gestores, os responsáveis por criar para as famílias uma oportunidade melhor para os filhos e que só acontece através da educação. E esses diretores , desde o superintendente, todos aqui, fazem com que acreditemos que reuniões e encontros como estes são necessários. Por isso, trago o meu apoio e incentivo  a esses dedicados educadores, aliás, dedicação é o que não falta à classe educadora em Minas Gerais e no Brasil”, elogiou. 

O Prefeito Bruno Cordeiro expressou sua alegria de o município sediar o Encontro pela segunda vez. “A educação é um dos pilares do desenvolvimento da sociedade. E, no momento em que os gestores, aqueles que conduzem os destinos das escolas, aqui se reúnem, temos que valorizar, desejar sucesso e que saiam daqui   as decisões sólidas que todos almejamos”, frisou, dando as boas-vindas a todos.