2013 é o Ano Internacional para a Cooperação Água conforme decisão tirada pela Assembleia Geral das Nações Unidas. O objetivo é promover uma maior interação entre nações e debater os desafios do manejo da água. Segundo a ONU existe um aumento da demanda pelo acesso, alocação e serviços relacionados a esse bem natural. O ano vai destacar iniciativas de sucesso sobre cooperação pela água.
O controle da água entre fronteiras também é um dos focos. Há tensões que podem ser evitadas se houver cooperação. Outra ideia é apoiar a formulação de novos objetivos que contribuam para o desenvolvimento de recursos sustentáveis da água. A quantidade de água no mundo é a mesma há milhares de anos, mas a cooperação e a eliminação do desperdício de água é fundamental para preservar o recurso.
A cooperação pela água assume muitas formas, desde a parceria através de fronteiras para o manejo de aqüíferos subterrâneos e bacias hidrográficas compartilhadas, até o intercâmbio de dados científicos, à parceria em uma vila rural para a construção de um poço ou para o fornecimento de água potável por meio de redes urbanas.
A campanha pelo Ano Internacional da Cooperação pela Água 2013 pretende alcançar cinco objetivos: conscientizar sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação em questões relacionadas à água; gerar conhecimento e construir capacidades em prol da cooperação pela água; provocar ações concretas e inovadoras em prol da água; fomentar parcerias, diálogo e cooperação pela água como prioridades máximas; fortalecer a cooperação internacional para os objetivos de desenvolvimento sustentável defendidos por toda a comunidade que trata sobre água e atendendo às necessidades de todas as sociedades.
O Ano Internacional de Cooperação pela Água, em 2013, enfim, deseja encorajar partes interessadas nos níveis internacional, regional, nacional e local a agir em prol do acesso racional aos recursos hídricos. O Dia Internacional da Água foi comemorado no dia 12/01/2013.