Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Projeto Natal em Canto e Luz apresenta-se na cidade

Edição nº 1393 - 20 Dezembro 2013

Luzes e som marcaram a abertura da temporada de festas natalinas na cidade no domingo, 15, com as apresentações do projeto Natal em Canto e Luz ,  na praça Getúlio Vargas, que contou com a presença de um bom público que se encantou e aplaudiu os artistas, estudantes de diversas escolas municipais de Uberaba, que formam o Coral Municipal Allegro, sob a regência da  professora Maria Lúcia Campos de Souza.  E mais, o Coral e Orquestra Sinfônica composta pelas agremiações, Banda de Música do 4º BPM, orquestras jovens do Colégio Militar Tiradentes e do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, regidos por três maestros. No palco também cantores uberabenses, Alexandre de Oliveira, Amanda Luiza Amaral de Araújo, Cláudia Falconi, Gabriele Souza Silva, Henrique Botelho e Túlio Gonçalves Martins.

Coronel/PM Laércio dos Reis Gomes, comandante da 5ª Região da PM, que abrange 30 municípios é  idealizador do projeto Natal em Canto de Luz em 2012, na cidade de Uberaba, explica como nasceu o projeto. “Em 2011 não houve nenhum evento expressivo em Uberaba e, como temos em Uberaba vários artistas, três agremiações musicais, nós as juntamos reunindo cerca de 80 músicos e compusemos uma orquestra sinfônica, com a coordenação de três maestros. Temos o coordenador musical, sargento Almeida, responsável pelo arranjos; tenente Deoclides Santos, maestro da banda da Polícia Militar; sub tenente Willian Alberto de Souza, maestro da Orquestra Jovem do Colégio Tiradentes e,  Elizer Thiago, maestro da orquestra do Colégio Dr. José Ferreira.

Durante as apresentações, intercaladas com o coral das crianças, muito aplaudidas pelo público, os maestros se revezavam na regência. “Para maior brilhantismo, compusemos um coral com crianças das escolas públicas de Uberaba e,  em 2012  fizemos o primeiro Natal em Canto e Luz, com muito sucesso e a partir daí começaram convites para outras cidades e a primeira cidade, depois de  Uberaba  a receber o Natal em Canto Luz, foi Sacramento, revelou o Cel. Laércio, destacando que, “para a Polícia Militar e os artistas, essa interação com as cidades  é muito importante”. 

O projeto trouxe um belo e variado repertório, com músicas exclusivas de Natal e outros estilos e gêneros. “Inserimos outras canções, que não têm cunho natalino, mas são músicas muito bonitas, tradicionais, apoteóticas, como Imagine, Nirvana, Fantasma da Ópera, Êxodus. São 16 canções, um repertório riquíssimo   em termos musicais e de uma beleza muito grande”, ressalta, acrescentando que o mais importante do projeto é  o lado social do evento.

“- São crianças de escolas públicas, cujas famílias valorizam a arte e a cultura. Elas estão sempre juntas com a Polícia Militar, com os músicos e isso ocupa suas cabeças  com coisas boas, livrando-as do mundo da violência, das drogas”, justifica.