A convite e em parceria com a Petrobras Distribuidora, a maior rede de postos do Brasil, valorizada nacionalmente pela sua excelência tecnológica e de qualidade, os empresários, Jaime Eduardo Araujo e o filho, Maurílio, passaram uma semana em Atlanta, capital da Geórgia (EUA), participando do maior evento mundial no segmento de postos de serviço e lojas de conveniência.
A feira, que contou com a presença de empresários de todos os países onde a rede vende o combustível BR Petrobras, contemplou a mais ampla e completa linha de produtos e serviços para o setor, incluindo conferências abordando os temas mais atuais do mercado varejista, possibilitando assim o conhecimento e desenvolvimento de melhores práticas, tendências e inovações do setor.
Satisfeito com a viagem, Jaime Eduardo se confessou surpreso com tudo o que viu. “Uma experiência fabulosa, que me encantou, não apenas pela organização, mas pelo conhecimento adquirido através das palestras, com tradução simultânea, a interação social com os participantes. Enfim, foi uma experiência muito rica e que nos atualiza com o que há de mais moderno em nosso segmento”, avaliou.
“Esse lado de contato social - disse mais Jaiminho – pelo fato de todos os brasileiros estarem usando uma camiseta verde, facilitou muito a interação. Assim, pudemos conhecer muitas pessoas de outros estados, pessoas de todas as idades, representando empresas. E dentre tantos participantes, conhecemos um sobrinho de nosso amigo, Ambleto, que é assessor da Patrobras”, revelou, destacando a presença do Diretor da Petrobras em Brasília, Luiz Paulo de Lima e Silva, que convidou Jaiminho para uma foto exclusiva, por ser ele o mais antigo cliente da Petrobras. “Estou entre os mais antigos clientes no país, são 42 anos de fidelidade Petrobras, pois quando nasceu a BR Distribuidora eu já era cliente”, informou.
A exposição, de acordo com Jaime, foi fantástica, pois contou com a participação de 65 países, 1.300 expositores e mais de 50 workshops num espaço de 34 mil metros quadrados. “Um espaço imenso, com ônibus a cada meia hora transportando os participantes, com sete guias brasileiros à disposição. E como Maurílio domina muito bem o inglês, facilitou ainda mais”, explica, destacando que a palestra de encerramento foi proferida pela senadora Hillary Clinton. “Muito simpática, ela falou sobre a qualidade dos alimentos com vistas ao combate à obesidade”.
Na avaliação de Jaiminho, o ramo de lojas de conveniência nos Estados Unidos é muito forte, contendo um mix de produtos muito mais completo.
- “No Brasil, predominam as lanchonetes com uma pequena mercearia. Já as lojas norte-americanas são verdadeiros supermercados. Os clientes encontram de tudo. De acordo com dados apresentados na feira, os Estados Unidos possuem 149 mil lojas de conveniência, que faturaram mais que os supermercados. É costume do americano comprar nas lojas de conveniência dos postos de combustíveis”, explicou, antevendo esse futuro também para os essa modalidade nos novos postos da rede Petrobras, que estão sendo construídos no Brasil.
Em meio a tantas atividades profissionais, ainda sobrou tempo para o turismo. No tour programado pelos promotores do evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Geórgia Aquarium, o maior aquário do mundo, e, também, a sede mundial da Coca-Cola, instalada em Atlanta, e seu museu, o Mundo Coca Cola, museu interativo que conta a história do refrigerante mais popular do mundo, onde foram recepcionados com um jantar.
A National Association of Convenience Stores (NACS), Associação Nacional de Lojas de Conveniência, fundada em Agosto de 1961 é, atualmente, uma associação internacional de varejo em conveniências e distribuição de combustíveis, que conta com 2.200 membros varejistas e 1.600 membros fornecedores, que fazem negócios em cerca de 50 países. A Petrobrás Distribuidora é associada à NACS.
Arborização da cidade chama a atenção do empresário Jaime
Atlanta é considerada, por metro quadrado, uma das cidades mais arborizadas do mundo. Essa característica foi notada por Jaiminho que valoriza muito a natureza. “Por todos os lugares que a gente passa na cidade, pudemos contemplar aquela beleza de arborização, quilômetros e quilômetros de árvores muito bem cuidadas”, elogiou.
E Jaiminho tem razão de sobra para elogiar a beleza das árvores, porque há três anos, em parceria com a Usina de Igarapava, SAAE e Maritaca Turismo, investiu na arborização de uma área alugada em frente ao Posto Santo Antônio, que serve de estacionamento para caminhões, ônibus de transporte de trabalhadores rurais e de máquinas agrícolas. O local, sem dúvida, representa uma grande prestação de serviço para a cidade, pois deu fim aos inúmeros caminhões até então estacionados nas ruas, que ocasionaram inclusive acidentes.
De acordo com o empresário, o pátio abriga, diariamente, cerca de 50 veículos pesados. “São caminhões de carga, boiadeiros, de transporte de madeira, além de máquinas agrícolas. Com este espaço, desafoga-se a cidade, proporciona maior segurança e serve até para a higienização dos caminhões boiadeiros. A chuva lava as carrocerias depositando o esterco no pátio, que serve de adubo às árvores que plantamos”, explica.
Além do pau-brasil, foram plantadas no pátio as espécies, ficus, ipê e primavera. “Plantamos também mais de mil árvores às margens do Borá, porém as capivaras não deixaram que muitas prosperassem. Mas valeu a pena, a natureza está muito agradecida. Fico torcendo para que aqui passe a avenida de que tanto falam e aí as árvores serão aproveitadas para embelezar a via”, finalizou.