“- Nosso interesse, em primeiro lugar, está na distribuição de um produto com a qualidade Petrobrás e na formação de uma mão de obra sempre competente, por isso, rotineiramente, estamos promovendo esses cursos, que abrangem várias atividades e serviços oferecidos num posto de combustíveis. Eles vão desde o atendimento à manutenção do posto, tendo como consequência um retorno sempre positivo, que é a satisfação de nossos clientes”, explicou o proprietário Jaime Eduardo de Araújo, que também participou da capacitação.
Para o comunicador social e coordenador do curso, da empresa Bureau Véritas, Gian Paulo Linder, formado em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Marketing, o treinamento representa um grande diferencial para o posto.
“- O posto só tem a ganhar, é um grande diferencial, porque ele terá um funcionário com maior conhecimento, isto é, apto a dar as respostas de que o cliente necessita. Com isso, ele passa confiança a todas as pessoas que se servem do posto. Se foi uma primeira vez, com certeza, ela vai voltar. Isso traz um melhor retorno com seus clientes e, para a Petrobrás, uma certeza de competência aos seus parceiros e prestadores de serviços, o que não ocorre noutros postos”, justifica.
Gian Paulo, que coordena a unidade móvel da Petrobrás no Triângulo Mineiro e interior norte do estado de São Paulo, informou que o treinamento é cíclico, com duração de oito horas em dois dias. “O curso é ministrado no contra-turno dos funcionários, em duas aulas de quatro horas, dentro de uma sala adaptada na unidade, explica, destacando que o treinamento só é ministrado nos postos detentores do selo ‘De olho no combustível’ e associados ao ‘Programa Integrado de Marketing’.
Além dos assuntos específicos relativos ao serviços do posto, os participantes recebem também orientações através de vídeos explicativos e material do programa de responsabilidade social, de combate à violência contra a mulher, que tem o apoio da Petrobrás, com direito a um certificado no final do curso.
Segundo o coordenador, o trabalho tem também a função de consolidar cada vez mais a marca da Petrobrás. “Além de levar conhecimento aos funcionários, o curso divulga e reforça a marca da Petrobrás e dos postos que levam sua bandeira, porque um bom atendimento, com competência e conhecimento, agrega mais clientes, a propaganda ocorre pela confiança que lhes é passada”, afirma o instrutor Gian Carlo.
Gasolina de qualidade
Dentro do treinamento, os funcionários, sobretudo os frentistas tiveram dicas sobre Gasolina de Qualidade e o direito que o consumidor tem de, inclusive, solicitar a análise do produto. “Gasolina de qualidade é aquela que pode ser usada sem medo, porque o veículo vai funcionar normalmente, não terá consumo elevado, muito menos gastos com manutenção do veículo. Com certeza, esse cliente fará economia com mecânico”, ressalta o instrutor.
De acordo com Gian Carlo Linder, a qualidade do combustível é avaliada pelo programa 'De olho no combustível'. “O fiscal do controle de qualidade chega sem aviso prévio, numa periodicidade variada, e faz a coleta do material nas bombas e tanques. Com isso, se houver alguma maracutaia, não haverá tempo de corrigir. Passando pela análise, se o combustível não estiver dentro dos padrões exigidos, o posto pode até ser lacrado. E mais, todo cliente tem o direito de exigir o teste, mesmo que ele não entenda nada do teste, ele pode exigir isto. Se o posto se recusar, pode começar a desconfiar...”, adverte.
Para Linder, gasolina de qualidade é um combustível que, da forma que sai da refinaria, vem para a distribuidora, onde é adicionado o etanol, dentro dos padrões da legislação, chegando ao posto sem passar por nenhum desvio, muito menos de ser adicionado ao caminhão tanque algum produto para levar vantagem ilícita”, explica.
“São investimentos que valem a pena”
Satisfeito com o treinamento dos funcionários, Jaiminho cumprimentou o instrutor Gian Carlo e os funcionários que aderiram ao projeto, afirmando que aquele não foi o primeiro, nem será o último. “É preciso investir nessas capacitações. Em pouco tempo tudo muda, só a gasolina manteve a sua qualidade de sempre, o resto tudo está com novas técnicas, os motores mudaram, os óleos mudaram, então é preciso trazer inovações tanto para nós, da direção, como aos funcionários. Estamos aprendendo coisas que eu mesmo e o Celso não sabíamos”, destacou finalizando:
“- São investimentos que valem a pena, porque são bons para o posto e melhor ainda para o cliente”.