Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Posto Santo Antônio investe em treinamento de funcionários

Edição nº 1361 - 10 Maio 2013

“- Nosso interesse, em primeiro lugar, está na distribuição de um produto com a qualidade Petrobrás e na formação de uma mão de obra sempre competente, por isso, rotineiramente, estamos promovendo esses cursos, que abrangem várias atividades e serviços oferecidos num posto de combustíveis. Eles vão desde o atendimento à manutenção do posto, tendo como consequência um retorno sempre positivo, que é a satisfação de nossos clientes”, explicou o proprietário Jaime Eduardo de Araújo, que também participou da capacitação. 

Para o comunicador social e coordenador do curso, da empresa Bureau Véritas, Gian Paulo Linder, formado em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Marketing, o treinamento representa um grande diferencial para o posto. 

“- O posto só tem a ganhar, é um grande diferencial, porque ele terá um funcionário com maior conhecimento, isto é, apto a dar as respostas  de que o cliente necessita. Com isso,  ele passa confiança a todas as pessoas que se servem do posto. Se foi uma primeira vez, com certeza, ela vai voltar.  Isso traz um melhor retorno com seus clientes e, para a Petrobrás, uma certeza de competência aos seus parceiros e prestadores de serviços, o que não ocorre noutros postos”, justifica. 

Gian Paulo, que coordena a unidade móvel da Petrobrás no Triângulo Mineiro e interior norte do estado de São Paulo, informou que o treinamento é cíclico, com duração de oito horas em dois dias. “O curso é ministrado no contra-turno dos funcionários, em duas aulas de quatro horas, dentro de uma sala adaptada na unidade, explica, destacando que o treinamento só é ministrado nos postos detentores do  selo ‘De olho no combustível’ e associados ao ‘Programa Integrado de Marketing’. 

Além dos assuntos específicos relativos ao serviços do posto, os participantes recebem também orientações através de vídeos explicativos e material do programa de  responsabilidade social, de combate à violência contra a mulher, que tem o apoio da Petrobrás, com direito a um certificado no final do curso. 

Segundo o coordenador, o trabalho tem também a função de consolidar cada vez mais a marca da Petrobrás. “Além de levar conhecimento aos funcionários, o curso divulga e reforça a marca da Petrobrás e dos postos que levam sua bandeira, porque um bom atendimento, com competência e conhecimento, agrega mais clientes, a propaganda ocorre pela confiança que lhes é passada”, afirma o instrutor Gian Carlo.

 

Gasolina de qualidade

 

Dentro do treinamento, os funcionários, sobretudo os frentistas tiveram dicas sobre Gasolina de Qualidade e o direito que o consumidor tem de, inclusive, solicitar a análise do produto. “Gasolina de qualidade é aquela que pode ser usada sem medo, porque o veículo vai funcionar normalmente, não terá consumo elevado, muito menos gastos com manutenção do veículo. Com certeza, esse cliente fará economia com mecânico”, ressalta o instrutor.

De acordo com Gian Carlo Linder, a qualidade do combustível é avaliada pelo programa 'De olho no combustível'. “O fiscal do controle de qualidade chega sem aviso prévio, numa periodicidade variada, e faz a coleta do material nas bombas e tanques. Com isso, se houver alguma maracutaia, não haverá tempo de corrigir. Passando pela análise, se o combustível não estiver dentro dos padrões exigidos, o posto pode até ser lacrado. E mais, todo cliente tem o direito de exigir o teste, mesmo que ele não entenda nada do teste, ele pode exigir isto. Se o posto se recusar, pode começar a desconfiar...”, adverte.  

Para Linder, gasolina de qualidade é um combustível que, da forma que sai da refinaria, vem para a distribuidora, onde é adicionado o etanol, dentro dos padrões da legislação, chegando ao posto sem passar por nenhum desvio, muito menos de ser adicionado ao caminhão tanque algum produto para levar vantagem ilícita”, explica.

 

“São  investimentos que valem  a pena”

 

Satisfeito com o treinamento dos funcionários, Jaiminho cumprimentou o instrutor Gian Carlo e os funcionários que aderiram ao projeto, afirmando que aquele não foi o primeiro, nem será o último. “É preciso investir nessas capacitações. Em pouco tempo tudo muda, só a gasolina manteve a sua qualidade de sempre, o resto tudo está com novas técnicas, os motores mudaram, os óleos mudaram, então é preciso trazer inovações tanto para nós, da direção, como aos funcionários. Estamos aprendendo coisas que eu mesmo e o Celso não sabíamos”, destacou finalizando: 

“- São  investimentos que valem  a pena, porque são bons para o posto e melhor ainda  para o cliente”.


Funcionários fazem avaliação positiva 
No final do treinamento, houve uma avaliação altamente, positiva por parte de todos os participantes, a começar do instrutor, Gian Paulo Linder, elogiando os funcionários do posto, pelo interesse demonstrado. “A receptividade foi muito positiva por parte de todos, muito interessados, perguntas com conteúdo, querendo mesmo saber das coisas, tirar dúvidas   que aparecem no dia a dia. Com isso eles estão preparados para transmitir confiança e firmeza para os clientes. E todos receberam livretos que vão ajudar no dia a dia da função. Enfim, foi muito proveitoso para todos”, avaliou.
José Antônio de Oliveira, funcionário do posto há 27 anos, especificamente na troca de óleo, fala da importância das orientações recebidas no treinamento. “Muito útil, e olha que eu pensava que sabia tudo... Mas a gente sempre acaba aprendendo alguma coisa, especialmente no que vem mudando, as novidades do mercado. Por isso é importante estarmos sempre nos capacitando, para atender melhor e passar mais segurança aos clientes”. 
José Luiz Vieira, com sete anos de casa, avaliou como excelente o treinamento. “Aprendemos muito, coisas que às vezes nem sabíamos como o API do óleo, tipo  para cada tipo de carro, qual o melhor óleo, a composição do óleo mineral e do óleo sintético, porque cada um tem seus APIs, densidades e viscosidades. O bom é que tudo  isso nós podemos passar para o cliente, que vai adquirindo mais confiança  no posto e nos frentistas”. 
Rodrigo Pereira Cardoso, 27, frentista do posto  há nove anos, o mais antigo na função gostou da participação. “Foi ótimo, a gente aprende coisas que nem faz idéia. Isso vai nos ajudar no atendimento aos clientes, na agilidade do serviço, é um diferencial para o nosso atendimento. Foi muito importante para mim este curso”, afirmou.
Andréia Januário Nascimento, 21, que trabalha como frentista há dez meses, diz que o curso serviu para melhorar muito o seu trabalho na função. E Adriana Cristina de Melo, 35, há dois meses na função, diz que tirou sorte grande, nem bem começou e já teve a oportunidade de treinamento. “A gente chega sem saber nada e aprende com a orientação dos colegas e do gerente Celso. Agora veio este curso, que se foi bom para quem já trabalhava, imagina para mim que comecei agora. O curso veio em boa hora e foi ótimo”, disse. 
 O gerente Celso  Sebastião Almeida, funcionário do posto há 35 anos, e que no dia a dia está ao lado dos  funcionários, recorda que fez outros treinamentos ao longo dos anos e percebe sempre como as orientações mudam, e como há sempre novidades. 
“- É interessante como as coisas mudam... Há quase 30 anos, quando fiz meu primeiro treinamento, esteve aqui no posto uma Kombi da Petrobrás fazendo essa mesma capacitação. Isso numa época em que caia gasolina no chão e escorria terra afora.  Mas muita coisa  mudou de lá pra cá. A estrutura dos postos,  a tecnologia, a conscientização dos proprietários e funcionários, a preocupação com o social e com o  meio ambiente,  com o que poderemos fazer para este mundo em constante evolução, mas que vem se degradando”, ressaltou, destacando o conhecimento como a grande ferramenta que mais agrega valores à empresa. 
Prosseguindo, o gerente agradeceu, em nome dos funcionários, a todas as pessoas que possibilitaram o treinamento. “Temos que agradecer à Petrobrás, à nossa regional de Uberlândia e, principalmente, ao Jaime, que abriu o Posto Santo Antônio há 43, completos no último dia 27 de abril, essa oportunidade de estarmos nos enriquecendo, agregando conhecimento a todos nós’’. 
Finalizando, afirmou o gerente Celso: 
‘‘- E tudo o que foi aprendido aqui será dividido com os clientes. Enfim, agradecer essa parceria com a Petrobrás, através do gerente regional, Fernando Felipe e do gerente de vendas Paulo Tadeu, assim como aos nossos patrões, que são os nossos sempre bem valorizados, clientes”.