A Ong, Grupo de Trabalhadores pela União das Famílias – Gtufa, inaugurou no último domingo, 3, o albergue da Ong, na sede onde funcionava o albergue mantido pela Conferência Vicentina S. Geraldo, desativado há alguns anos.
O trabalho da Ong vem ocorrendo desde 2005, quando foi criada, logo após a desativação do albergue, mas o registro oficial só aconteceu em 2011. A primeira ação do Grupo Gtufa foi distribuir sopa uma vez por semana, aproveitando verduras descartadas pelos varejões, porém ainda muito boas para consumo e outros ingredientes adquiridos através de campanhas.
“- Pouco depois, iniciamos também um trabalho de apoio às famílias, especialmente, com os filhos, atendendo e aconselhando através de pedagogos e professores questões sobre relacionamento, formação de caráter e atividades físicas, até que agora decidimos reabrir o albergue”, informa a 2ª secretária, Aymê Luiza Ferreira da Silva.
De acordo com Aymê a sede da Conferência S. Geraldo foi cedida pela Sociedade S. Vicente de Paulo, através de duas vicentinas, que fazem parte da diretoria do Gtufa, Sônia Silva e Deise Maria. “Embora a casa seja da Sociedade S. Vicente de Paulo, não há vínculo religioso na Ong, atendemos ali todas as famílias que necessitarem de nosso ajuda”, justifica a diretora.
O Albergue, que possui apenas dois quartos com um total de quatro camas, vai servir para amparar famílias desabrigadas temporariamente. O trabalho de apoio às crianças continua aos sábados, das 9h00 às 12h00.