Com a participação da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande - Amvale em 40% dos custos do levantamento realizado, prefeitos e/ou representantes de nove municípios associados à entidade, na presença do coordenador regional das Promotorias de Meio Ambiente, promotor Carlos Alberto Valera, receberam em Uberaba, durante reunião da entidade, presidida pelo prefeito Paulo Piau, cópias do Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
A documentação foi entregue pelo gestor da Terra Ambiental, Carlos Messias Pimenta, às prefeituras de Conquista, Planura, comendador Gomes, Água Comprida, Veríssimo, Delta, Pirajuba, Campo Florido e Conceição das Alagoas. Os demais municípios da Amvale realizaram, de forma isolada, seus próprios planos.
Para o promotor Carlos Valera, o papel da Amvale foi fundamental no processo. E observou: “Nós vamos resolver, de forma definitiva, o problema ambiental relacionado aos quatro eixos, ou seja, esgoto, saneamento, lixo e drenagem de nove municípios, beneficiando uma população estimada em quase 100 mil habitantes. Deixo registrado o agradecimento do Ministério Público, com a relação a Amvale e, também, ao prefeito Paulo Piau e a todos os prefeitos que tiveram a sensibilidade de entender esse trabalho”.
O representante da Terra Ambiental, Carlos Messias Pimenta, explicou que o ato configurou-se como a “fase final” das atividades, após seis meses de levantamento de dados. Cabe, agora, a cada prefeitura, segundo ele, implementar o trabalho apresentado, válido pelo período de 20 anos, com revisões a cada quatro. Ele também fez a entrega de minuta de lei, aonde cada município fará adequações necessárias para, em seguida, encaminhar às câmaras municipais, para que seja aprovada a Política Municipal de Saneamento Básico e Ambiental. (Fonte Amvale/Jornalista Lúcio Castellano/Redação ET)