Simone Mendes Moreira Costa é uma linda garota de 21 anos, com belos olhos verdes, residente no município de Santa Vitória (MG), que tem todos os sonhos de outras jovens, mas que tem também uma história bem diferente da de muita gente. Simone só conheceu a mãe biológica, Silvana Mendes, residente em Sacramento, nesta terça-feira, 5, quando chegou à cidade onde nasceu, acompanhada pelo avô, José Moreira Gomes...
Filha de Paulo Moreira Gomes e Silvana Mendes, aos sete meses foi embora com o pai, depois de uma separação do casal. Saiu com o pai, mas não foi também criada por ele. “Desde meus sete meses fui criada pelos meus avós, Nair e José e pela minha tia Irany, a quem chamo de mãe”, conta, revelando que conhece bem sua história.
Acompanhando os avós e a tia/mãe, Simone morou em várias cidades do Triângulo até se fixar em Santa Vitória há 12 anos. Uma primeira visita foi feita a sua terra natal quando tinha sete anos, mas não se lembra de ter conhecido a mãe naquela ocasião. Agora, já na maioridade, resolveu que queria conhecer a mãe biológica. “Eu nunca tive contato com minha mãe, não fazia nem ideia de como ela seria, eu tinha essa curiosidade. Falei pra minha mãe, Irany, que me apoiou”, disse.
Irany tomou as providências de entrar em contato com a PM de Santa Vitória que acionou a PM de Sacramento, e logo os parentes foram descobertos. “Falei por telefone com meu tio, minha avó Suarina, que eu havia visto ainda muito pequena, acho que uns sete anos. E falei também com meu irmão Bruno, por parte de mãe, até que marcamos a viagem”, conta e se emociona ao falar do reencontro, mais de 20 anos depois. “Minha mãe foi à casa da minha tia me encontrar, não falei nada, só abracei...”, diz emocionada.
De acordo com a avó Suarina e o tio, Paulo Geovane Alves, não houve palavras no reencontro, só gestos. Paulo, que tem três filhos, conta que a emoção foi grande para a família também. “Nós, os tios, primos, todos éramos loucos para conhecê-la, mas ninguém sabia onde estava. Quando ela ligou ficamos na expectativa e quando elas se encontraram, não falaram nada, só se abraçaram, depois Silvana disse: 'Deus te abençoe'”, conta Paulo.
O avô, José Moreira, narra que sempre soube que a mãe biológica de Simone vivia em Sacramento. “Quando Silvana e meu filho Paulo Moreira se separaram, ficamos com a menina. Durante esse tempo eu vim a Sacramento com ela, acho que uma vez, quando ela tinha sete anos. E agora ela manifestou essa vontade maior de conhecer sua mãe biológica. E deu certo”, conta o avô paterno, lembrando que nos anos em que esteve em Sacramento, trabalhava como apanhador de café nas fazendas do município.
A avó Suarina diz que o marido Natalício morreu há quatro anos sempre falando na neta. Simone, que posa para a foto entre a avó materna, Suarina, e o avô paterno, José, tem hoje uma família numerosa: sete irmãos, sendo três da mãe Irany, dois do segundo casamento do pai e dois do segundo casamento da mãe biológica, Silvana. Ela retorna a Santa Vitória na próxima semana, mas diz que quer manter contato com a mãe, os dois novos irmãos e demais familiares.