O universitário Lucas Ranuzi Rocha (foto), 18, é o delegado eleito na Conferência Municipal da Juventude, para representar o município na etapa Estadual que acontecerá em Araxá entre e os dias 8 e 10 de novembro. Estudante do quarto ano Magistério na EE Cel. José Afonso de Almeida, universitário de Sistema de Informações, na Uniube, e funcionário da CIJU São Vicente de Paulo.
Falando ao ET sobre a sua escolha como delegado, Lucas encara a missão como um desafio.
“Porque quero levar propostas que tragam a juventude de volta à cultura saudável, com melhores cursos e atividades que podem tirá-la das ruas e de tantas coisas erradas. Almejamos para os jovens mais empregos, mais educação, leitura, mais projetos de saúde e bem-estar”, afirma. Afirmando que ficou lisonjeado com a escolha, diz que vai levar as propostas ao Congresso e defendê-las. “Quero levar nossas propostas, os sonhos dos jovens para o Estado, mostrando que não são todos que querem só a marginalidade, que querem só farras e festas. Quero mostrar que temos jovens engajados no esporte, no serviço social e através destes buscar soluções para não perdermos mais jovens para as drogas, os vícios em geral, enfim a marginalidade”, afirmou.
Lucas reconhece que faltam na cidade, atividades e ações que visem o protagonismo juvenil. “Lamento que só a Escola Coronel tenha um Grêmio Estudantil, entidade que representa os estudantes, e assim mesmo está desativado. Isso é triste. E a cidade não tem ainda uma União Estudantil. Vou trabalhar para essa criação, primeiro reativando o Grêmio Estudantil Carolina Maria de Jesus, da Escola Coronel e incentivando as demais escolas a criarem os seus grêmios. E depois a União Estudantil. Os grêmios representam espaços de discussão importantes dentro de cada escola e a União Estudantil espaços de discussão entre todas as escolas”, explica, demonstrando muita disposição para o trabalho.