Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lar de Eurípedes inaugura creche

Edição nº 1351 - 01 Março 2013

O Lar de Eurípedes inaugurou, na manhã do último sábado, 23, a unidade II da Escola Eurípedes Barsanulfo, o Lar Escola, uma obra de 403 m² de área construída a um custo de R$ 320 mil, doados por um casal. As instalações compreendem o berçário, com capacidade para 26 crianças, na faixa etária de oito meses a dois anos e, o maternal, com  capacidade para 50 crianças, na faixa etária de  dois a três anos; contam ainda com sala de atividades, fraldário, duas salas  de repouso, sala parque, refeitório, banheiros adaptados e três salas de repouso. 

A inauguração, abrilhantada pelo Coral Aparecida Rebelo Novelino, sob regência de Elisleida, teve a fita inaugural descerrada pelas funcionárias da casa, Niriinha e Cida Félix, e prestigiada pelo vice-prefeito Geraldo Carvalho; secretária de Cultura Eliana Pereira, vereadores Cleber Cunha e Leandro Desesemboque, pais e funcionários da escola. 

 

Doação anônima realiza antigo sonho 

 

A diretora Francine França Amui explica que a obra foi construída graças a uma doação de R$ 320 mil de um casal de Santos, que não quer se identificar. “Participando de nossos encontros e conhecendo a realidade da escola, esse casal nos perguntou como poderiam nos ajudar. Informamos que um antigo sonho nosso era construir uma creche com berçário e maternal, mais próxima da escola, desativando as instalações improvisadas na antiga fábrica. E eles realizaram esse nosso sonho, com instalações modernas, seguras para que realmente as crianças possam ter além do conforto físico, o conforto espiritual e todo o atendimento de que necessitam”, narra.

De acordo com a diretora, a escola atende o ensino fundamental, da pré-escola até o quinto ano, porém essa unidade é independente. “A unidade II não tem vinculação nenhuma com o Estado, será mantida pelo Lar de Eurípedes, que é a instituição mantenedora da escola, mas ainda assim, ela tem todo o trabalho de iniciação, porque as crianças chegam bebês e ficam aqui até o quinto ano”, explica. 

A Escola Eurípedes Barsanulfo inicia este ano uma nova modalidade de atendimento. Está recebendo os ex-alunos no contra turno, isto é, no horário inverso ao da escola. “Acreditamos que aqui as crianças terão todo o atendimento necessário, uma base de estrutura para se tornarem homens de bem”, informa Francine.

A Escola Eurípedes Barsanulfo começa o ano com 336 alunos e uma lista de espera para crianças de zero a três anos. “Estamos atendendo 75 crianças e temos 70 esperando vagas. A demanda é grande, mas infelizmente, não temos condições de atender a todos, nem condições físicas nem financeira”, justifica.

Ao agradecer o casal anônimo que fez a doação da verba que resultou na creche, Francine lembrou aos presentes na cerimônia de inauguração, a educadora Corina Novelino, que iniciou a obra do Educandário, em 1973, com o primo, Tomás Novelino. “...Neste momento, entregar à Mãe Corina o nosso presente: 'Essa obra é sua! E que nós possamos contar com a sua presença diariamente junto de nós a nos envolver e amparar-nos para que o trabalho iniciado pela senhora possa ser por todos nós continuado com muito amor'”. 


A grande obra de Corina Novelino continua 

 

Alzira Bessa França Amui, presidente do Grupo Espírita Esperança e Caridade, também lembrou a abnegada mestra e mãe, Corina Novelino, que em 1951 abriu as portas do Lar de Eurípedes para receber as primeiras filhas, numa casa adaptada nos terrenos do Grupo Espírita Esperança e Caridade e que, em 1957, lança a pedra fundamental do Lar  de Eurípedes, na rua Comendador  Machado, e que funcionou até início  dos anos 1980. 

“O Lar  continua sua grande tarefa de acolher e educar os filhos de tantas  mães que nos depositam essa confiança. Aqui crescem, aprendem a andar, falar, comer. Recebem as primeiras lições contadas por Jesus. Aprendem a orar, a agradecer e a louvar a Deus. Sua educação se apoia na natureza, conforme nos ensinou o grande educador suíço Pestalozzi. Daqui sairão após seus 14 anos de idade,quanto teremos a oportunidade de auxiliar na estruturação do seu pensamento, mostrando-lhes o valor da vida, da luta, do trabalho, da dignidade”, disse, finalizando: “Nosso desejo é ver Sacramento educada e evangelizada”, concluiu.