Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

História: Jornais de Sacramento

Edição nº 1364 - 31 Maio 2013

Ao abrir os debates na Mesa Redonda sobre os 45 anos do jornal ‘O Estado do Triângulo, o jornalista Walmor Júlio Silva ressaltou que, ao ser homenageado com aquele espaço dentro do Festival de Inverno, não poderia deixar de reconhecer o valoroso trabalho realizado por muitos outros órgãos informativos, cuja trajetória tem origem no século XIX. Para contar essa história, o jornalista convidou o professor e escritor, Amir Salomão Jacób, que recordou aos presentes o início dessa atividade na cidade, que remonta a 1873, quando foi fundado por João Olympio de Oliveira Setúbeal, o jornal ‘O Jaguara’, citado em ata da CMS, em 1884. Veja o resumo.

 

01)-  “O JAGUARA” 

De propriedade de João Olympio de Oliveira Setubal, citado na Ata da Câmara Municipal em 13 de fevereiro de 1884. Mas antiguidade do jornal se expressa também na nomeação de ruas em 11 de julho de 1873: 

 

“O senhor Ferreira e Souza, pedindo e obtendo a palavra, offereceo um projecto de denominação das ruas, e requereo que esta Câmara, tomando em consideração denomine as ruas e ordene ao seo procurador, para que faça aquisição dos typos necessários, afim de denominar;  e afim também que esta Câmara faça os habitantes d'esta Villa numerar suas casas a  expensa dos mesmos, e que quando não o fação, que o procurador  faça a numeração pafsando-se edital, no qual conste a denominação de todas as ruas e a deliberação respeito  a numeração. Posto em discussão este projecto e não havendo mais quem pedisse a palavra, posto a votos foi approvado. Ficando denominadas as ruas desta villa pela maneira seguinte: 

 

A rua que dá entrada desta povoação, onde habita Quintiliano Pires da Silva até o córrego da Jacintha (1)  seja denominada  = Santo Antonio (2)  = dali a que segue onde mora José Pedreiro = Rua Bôa Vista (3)  =  A que segue do mesmo córrego, para onde mora Oliveira até o largo da Matriz = Rua Seis de Novembro(4) = A que segue do mesmo por onde mora o vigário até o Largo da Matriz = Rua São Pedro(5) = A rua actualmente denominada  de Táboas = Rua d'Alegria(6)  = A que segue do largo onde mora D. Rita = Rua de Santa Rita(7) = A que segue do largo onde mora Antonio Júlio até o Borá = Rua Dois de Desembro(8) =  A que segue do largo da Matriz, onde mora Castanheira até a ponte do Borá = Rua Sete de Setembro(9) = A que segue do largo, onde morou Baptitão = Rua do Borá(10) = A que atravessa a rua onde mora Goulart, até sahir fora da povoação = Rua do Jaguara(11) = A que segue onde mora Cypriano até Ignácio Ferreira = Rua da Rifaina(12) = A que segue onde mora Maria Francisca, até donde mora José Severino Gomide = Rua do Passa Tempo(13) = A que segue donde mora o Tito, até o açude = Rua do Zagáia(14) = Da ponte do Borá a que segue onde mora Israel, até onde mora Antonio Cândido de Sá = Rua do Valongo(15) = A que segue do largo, onde mora Antonio Manoel, até o córrego de José Manoel = Rua 25 de março(16) =  A que segue do largo a direita da Igreja do rosário até a casa de Maria Rosa = rua de Santa Cruz(17).”

 

02) – “TRIANGULO MINEIRO”

De propriedade de Aurélio Antonio José Ferreira Lara. Surge em 02/01/1887. Consegue, pelo seu nome, mudar o nome da região do Sertão da Farinha Podre para “Triângulo Mineiro”.

 

03) – “O POVO” 

De propriedade Berttoldo Moreira. Surge em 18/01/1899. Esse jornal, desde sua fundação, passa a publicar as atas da Câmara Municipal.

 

04) – “O NOVO ECHO” 

Surge em 1896, pois conseguimos um único exemplar conhecido e consta data de 25 de junho de 1899, como ANO IV, número 173.  “Semanário Literário, Noticioso e Agrícola”.

 

05) – “O GAZETA DO SACRAMENTO” 

De propriedade do Dr. João Gomes Vieira de Melo, tendo por redatores Euripedes Barsanulpho e Ignácio Martins de Melo. Surge em 1901 e em agosto de 1903 já deixara de circular. Juntamente com o “Gazeta” circula em apêndice “O COIÓ”, destinado à critica ao Cel. José Affonso. (Gazeta quartas e Domingo).


06) – “CIDADE DO SACRAMENTO” 

De propriedade do Dr. Francisco Palmério, pai de Mário Palmério. Surge em 15 de novembro de 1902 vai a 15 de novembro de 1903. (Quartas e Domingo)

 

Quando nasceu Adão

O Dr Lightfoot, da Universidade de Cambridge, consagrou quinze annos ao estudo desta questão: em que dia e a que horas nasceu Adão, nosso primeiro pai. Depois de numerosos cálculos baseados nos callendários romano, Juliano e gregoriano, depois de ter compulsado todos os textos bíblicos, o Dr. Lightfoot prova scientificamente que Adão nasceu a 23 de outubro de 4004, antes de Jesus Christo às 9 horas da manhã...” (Cidade Cidade do Sacramento, n º 7 25/12/1902).

 

07) – O PATRIOTA 

Redator e proprietário Dr. Antonio Batalha. Surge em 15 de janeiro de 1904. Semanal ( dentre outros temos o exemplar nº 29 de 15/01/1905 em que o Desemboque é matéria de capa com súplica do redator para que as autoridades de Sacramento recuperem o povoado).

 

08) – A REVISTA 

Orgão dos interesses do município – Surge em 22 de julho de 1906 – Distribuição Gratuita – Acceitam-se artigos de interesses geraes, não devolvendo, porém os manuscriptos, quer sejam publicados ou não. 

“Hoje festeja-se em nossa cidade S. Vicente de Paulo, o grande heroe da caridade. Há missa cantada e procissão” 

 

09) – O BONANÇA 

Director Francisco Motta – Surge em 1907. Temos ainda um exemplar do “Anno V – Sacramento. (Minas) 7 de Setembro de 1911).

 

10) – O JECA 

Órgão político independente, crítico e noticioso. Director-Proprietário: Sebastião Schiffini – Red: Avenida Municipal (casa D. Luzia Schiffini) – Anno 1, Sacramento, 26 de junho de 1920, nº 11.

 

11) – O BORÁ 

Directores e Redactores - CILAU E WILSON - Semanário Independente - Sacramento, 20 de outubro de 1918 - num. 6 - Matéria de capa "Installação da comarca de Sacramento - Imponentes festejos".

 

12) - O FI-FI 

Orgão Cine-Literário, humorista dedicado ao bello sexo - Typ. Orion - Publica-se semanalmente – 1926.

 

13) - O FEMINISTA 

Jornal Critico-Literário-Noticioso-Social. Sociedade Anonyma Feminista - Anno 1 - Numero 1 - Sacramento - Minas - Domingo, 3 de junho de 1928. Já no número 33 de 28 de fevereiro de 1929 aparecem os nomes: Directora: Esmeralda Venites - Gerente: Octalina Affonso.


14) – A SEMANA 

Director: H.Wilson, Gerente: José Lucas -1925

 

15) – JORNAL DE SACRAMENTO 

Orgão Oficial do P. R. Municipal. Redactores Diversos – Gerente José Lucas – Typ. Orion. Anno I, Sacramento, 28 de novembro de 1929, Numero 5.

 

16) – CORREIO DE SACRAMENTO 

Director Homilton Wilson – Gerente José Lucas – Redactores Diversos. Exemplar Anno 2, Sacramento – Minas – Domingo, 18 de setembro de 1932, número 80.


17) – FOLHA DE SACRAMENTO 

1937 a 1947- Dr. Manoel Fidélis Borges Júnior.

 

18) – NOSSA TERRA 

Directores proprietários: José Lucas da Silva Júlio e Saulo Wilson – Surge em 01 de maio de 1950.

Casa do Fundador. Ainda existe na Vila do Desemboque a casa de residência do Cônego Hermógenes, fundador de Sacramento. Queremos acentuar que se trata de uma relíquia histórica; que ameaça ruína; que deveria ser conservada para o futuro; que merece ser encarada pelos atuais dirigentes do município, principalmente pelos senhores edis que amam nosso passado com a sua gente e suas coisas interessantes que contam histórias. (Nossa Terra, n º5 de28/05/1950).

 

19) – O PASSA PERTO 

Orgão de Divulgação da Organização dos Universitários Sacramentanos. Este jornal é de inteira responsabilidade da Diretoria da ODUS. Diretor Presidente José Armando Maluf – Redator Chefe Sérgio Antonio Resende. Ano 1 – Sacramento MG, Abril de 1962. 

 

20) – O CORREIO DE SACRAMENTO 

Nova Fase – Orgão de Divulgação da Organização dos Universitários Sacramentanos. Diretor Presidente Jamil Salim Leme, Redator Chefe J. A. Caramori Borges – Ano III Nº 21. Sacramento MG, março de 1965.

 

21) – A MARCHA DO ESTUDANTE 

Inicialmente mimeografado, depois impresso. Surge em 1964. (temos exemplares do ano IV de janeiro de 1967).

 

22) – O ESTADO DO TRIÂNGULO 

Surge em 01/11/1968 o jornal “O ESTADO DO TRIÂNGULO” – Diretor-Presidente Walmor Júlio Silva; diretor-chefe Ariston Timóteo de Almeida; Redator-chefe: Saul de Souza Vieira; Chefe de circulação: Jaime C. de Araújo; Tesoureiro: Yoshihiro Karashima; Diretor de Propaganda: Márcio Cunha.

 

(...)

 

 Amir Salomão Jacob