Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Governadora assistente visita Rotary Clube

Edição nº 1353 - 15 Março 2013

O Rotary Clube de Sacramento realizou reunião festiva na segunda-feira, 11, com a visita da Governadora Assistente da Área I do Rotary Clube, Simone Della Líbera, que veio à cidade acompanhada dos pais, Mário e Elcy Della Líbera. 

Aliás, Simone é sacramentana, nasceu na Santa Casa de Misericórdia e aqui fez os dois primeiros anos da escola, deixando a cidade aos nove  anos, com a transferência do pai, funcionário de carreira do banco do Brasil.   “Eu e mais dois irmãos nascemos em Sacramento. Quando nasci,  papai era secretário da diretoria da Santa Casa. Comecei os estudos aqui, um ano no Grupo Afonso Pena e o outro na Escola Normal, depois fomos para Uberaba. Venho sempre a Sacramento, principalmente pelas atividades rotárias”, recorda. 

Falando do objetivo da segunda visita oficial ao Rotary, Simone diz que veio alertar sobre as metas rotárias estipuladas para o primeiro semestre; e fazer um convite ao clube para participar do  Fórum em Uberlândia, no dia 4 de maio, apresentando um projeto bem sucedido já realizado.  “Pelos bons projetos já apresentados, o Rotary de Sacramento sempre brilhou, é um diferencial no distrito, razão de formularmos esse convite”, elogiou.

 Outro assunto levado à baila pela governadora não agradou muito aos rotarianos. Foi feita uma nova divisão das áreas de atuação do Rotary Clube na região. E Sacramento, que desde sua criação, pertencia à área 1, de Uberaba Sul, passa a pertencer agora à área 11, de Araxá. Em off, o ET conversou com alguns rotarianos que prefeririam ficar com Uberaba, por conga da distância entre as cidades, por ser a cidade 'mãe' do Rotary sacramentano...

Justificando, Simone argumentou que o Distrito 4770 é uma área muito grande - abrangendo o Triângulo, metade sul de Goiás a partir da Avenida Anhanguera em Goiânia e parte do sudeste do Mato Grosso -   e conta com 83 clubes. “Nossos distrito possui 20 áreas reunindo de quatro a cinco clubes, que ficam a cargo de governadores assistentes. Agora, o distrito está sendo mais uma vez subdividido. É apenas para facilitar a administração, o que será muito benéfico”, justificou.

Já antecipando a chegada do Rotary de Sacramento a sua nova área, a reunião rotária contou com a presença de um grupo de simpáticos rotarianos araxaenses, para trazer as boas-vindas aos sacramentanos. Participaram da reunião, Luiz Rafael de Deus, Mário M. Marques, Danilo Guimarães Borges,  João Batista, Albertina Gonçalves da Silva e Marli S. Felício, 

Simone destacou ainda o Dia Internacional  da Mulher. “Nós, mulheres, somos lutadoras, estamos conquistando o nosso espaço, prova disso é o Rotary que durante longos anos era um clube de serviço, essencialmente masculino. Sinto-me feliz com a nossa postura em todos os segmentos e todos os campos da sociedade”, ressaltou. 

Segundo Simone, as mulheres só passaram a ser admitidas no Rotary Clube a parir de 1989. Atualmente, são cerca de 200 mil rotarianas em todo o mundo. 


Mário Della Líbera recorda os velhos tempos

 

Mário Della Líbera, 76, e Elcy viveram em Sacramento 14 anos, entre 1962 e 1976. Aqui fizeram grandes amigos e compadres. “Voltar a Sacramento é uma grande alegria, rever pessoas é uma coisa boa, recordar aqueles tempos é muito bom”, afirma e diz mais “Simone, Marinho e Ana Márcia nasceram aqui. Daniel nasceu em Uberaba, por acaso, e a caçula Ana Carolina é uberabense”, conta entre risos. “Foi um tempo muito bom aqui em Sacramento”. 

E Mário Della Líbera, bacharel em Direito, com toda a simpatia que lhe é peculiar, recordou com boas risadas os tempos de estudante universitário viajando para Uberaba todas as tardes depois de nove horas de expediente bancário, levando a marmita com o jantar, o que era uma tentação para os demais estudantes no ônibus.  “Foi um tempo muito difícil, mas muito bom,  maravilhoso. Foram quatro anos no dia a dia na estrada e a gente dava muito valor a isso. Foi uma riqueza muito grande, um tempo muito rico”, recorda.