O governador do Distrito Rotário 4770, José Carlos Lau e Eraídes Amaral Lau, Coordenadora Distrital das Casas da Amizade, acompanhada da coordenadora assistente, estiveram em Sacramento na segunda-feira, 18, para sua tradicional visita oficial ao clube sacramentano.
Recepcionados pelo presidente José Ezequiel Dantas; coordenadora da Casa da Amizade Nilda Iva de Oliveira, demais rotarianos e damas da Casa da Amizade no marco rotário na cidade, no trevo da MG -190, os rotarianos cumpriram a agenda de praxe, visita ao prefeito da cidade e obras assistidas pelo Rotary Clube, entre elas, a Casa Lar Doce Lar da Criança.
Radicados em Uberaba, José Carlos Lau e Eraídes têm estreitos laços com o Rotary Sacramento e a visita só veio completar a praxe. “Já conhecemos os bons trabalhos do Rotary de Sacramento e é uma alegria grande fazer mais esta visita. O mais, temos que parabenizar os companheiros pelo trabalho e pelo que representam no Distrito”, destaca Lau, reafirmando a mensagem do presidente do Rotary Internacional, Sakuji Tanaka: “Nossa mensagem ao Rotary de Sacramento é a do nosso presidente Sakuji, para que os clubes atuem naquilo que seja necessário dentro de cada comunidade e que trabalhem pela humanidade, através de trabalhos coletivos na sua comunidade, para o bem estar da população. Este de fato é o trabalho rotário que devemos fazer com o coração”, frisou.
Cuidar e preservar a água do planeta: nova meta rotária
Falando das metas, o presidente destacou o programa mais ambicioso da Fundação Rotária, que é a campanha Pólio Plus, que visa a erradicação da poliomielite (paralisia infantil) no mundo. “De 1985 até agora, o Rotary Internacional tem trabalhado para a erradicação da doença e, estamos na reta final, porque só faltam três países: Afeganistão, Paquistão e Nigéria, para conquistarmos 100% de imunização no mundo. Já podemos considerar esta meta atingida”, destacou.
Outra plataforma encampada pelo Rotary Internacional, segundo Lau, está centrada na luta e defesa do meio ambiente, especificamente na área dos recursos hídricos. “O próximo passo para trabalharmos nos próximos 30, 50 anos é a questão das águas e em todos os aspectos: educação, recuperação, reaproveitamento. Há diversos estudos e trabalhos desenvolvidos na busca de aprimorar as condições das águas, porque sabemos bem que teremos um futuro muito triste e trágico se não nos preocuparmos agora”, disse.
Questionado sobre o Ano Internacional de Cooperação da Água decretado pela ONU em 2013, o presidente José Carlos lembrou que a ONU foi fundada por 47 rotarianos que se reuniram no pós guerra e fundaram a ONU. “Por isso, o Rotary Clube tem cadeira cativa na ONU. Não podemos votar, isso é restrito a representantes de países, mas o Rotary pode opinar, participar com ideias, projetos em prol de um mundo melhor”.
Finalizando, José Carlos Lau justificou a mudança do clube de Sacramento para a área 11, a partir de julho, quando começa o novo ano rotário. “Sacramento desde a fundação sempre participou da área 1, Uberaba, mas isto depende de cada governador, até por uma questão de estratégia. Mas essa mudança é muito saudável, porque a busca da integração é um trabalho que faz parte da vida rotariana e sei que da mesma forma que o clube de Sacramento sempre trabalhou na área 1, o fará também na área 11”.
A coordenadora Distrital das Casas da Amizade, Eraídes Maria Amaral Lau, elogiou a atuação das damas do clube na cidade destacando a visita feita às 59 casas do distrito. “Foi um aprendizado. É muito bom conhecer o trabalho de cada casa. Levo a todas minha mensagem de trabalho, de doação e de servir, fazendo dessa ação parte do nosso dia-a-dia e, que nunca deixemos esse trabalho, que é muito importante para a comunidade, para o bem da sociedade de um modo geral”, afirmou. À noite, na sede do Rotary, uma reunião festiva marcou o momento da visita dos representantes distritais, que residem em Uberaba.