Um grupo bem unido formado por 15 festeiros e mais um grande número de voluntários realizaram, de 20 a 22 de setembro, com muito sucesso mais uma Festa do Chapadão, consagrada a Na. Sra. das Dores. O tríduo foi aberto com reza do terço com a participação de noveneiros da Divisa, Diogos, Soberbo, Oliveiras, Gameleira, Microondas, Palmeiras, Almeida Campos e Capão Alto, seguido de leilão, início do rodeio do Clube do Laço de Sacramento e forró.
No sábado, às 18h missa celebrada por Pe. Paulo Henrique Martins, show com Weber e Wesley. E, no domingo, a grande cavalgada, saindo da praça Nossa Senhora do Rosário, às 9h.Após vencerem o percurso de 21 km, chegaram ao Chapadão para o animado almoço seguido de atrações diversas, leilão e a final do rodeio.
A animação da festa ficou por conta do grupo de festeiros: Alceu e Tuta, Baguá e Teka, Cesar Pirajá e Claudinha, Juninho Bárbara e Elisângela, Juninho Trevisan e Ana, Leandro e Maria Eduarda, Luiz Fernando e Luciana, Mário e Terezinha, Rafael e Deborah, Toinzinho e Catarina, Tucano e Silvana, Vander e Isabel, Wellington Pote e Alessandra, que contaram com o apoio de dezenas de pessoas no bar, na cozinha e leilão. Juntos, festeiros e auxiliares agradecem a participação de tantas pessoas pela colaboração e apoio emprestados à festa.
Débora Duarte Bonatti Borges, uma das colaboradoras, lembra que a Festa do Chapadão foi reativada há cinco anos, depois de ficar esquecida durante 20 anos.
“- Desde então, graças à união de todos, foi resgatada com uma animação total. A quinta festa foi excelente. Muita devoção no terço, com a presença de noveneiros de várias comunidades, a Missa no sábado com uma grande participação, seguida de uma concorrida quermesse animada por uma banda de Uberaba, muito boa”, avaliou.
De acordo com Débora, no sábado, mais de 2 mil pessoas acorreram ao local para as festividades. Já o domingo começou com a cavalgada, almoço e final do rodeio.
“- Foi uma animação só”, afirmou a voluntária, informando que a renda da festa foi distribuída para a Paróquia do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, APAE e Dispensário dos Pobres.
V Cavalgada anima Festa do Chapadão
A 5ª Cavalgada da Capela do Chapadão, que reuniu 138 cavaleiros, organizada por Reginaldo Manzan (Zezé) e seus companheiros, Cowboy, Dadinho, Marquinho do Moreno, Mozart Ribeiro, Zeca Toniete e o apoio do Rejão Bizinoto foi a maior até hoje. “Foi um sucesso total com direito a foguetório na chegada à capela, quando a imagem de Nossa Senhora das Dores, foi conduzida pelo festeiro Gustavo de Melo e todos os cavaleiros passaram com respeito em frente a imagem, levando no coração o pedido de bênçãos”, disse Zezé, agradecendo o apoio da estrutura.
“- Durante o percurso, uma bem cuidada estrutura foi montada para dar apoio aos cavaleiros, que receberam água, lanche e apoio de uma ambulância, da Guarda Municipal, carro de som e locutores. Agradecemos a todos, porteireiros, caminhoneiros enfim todos os colaboradores. Sem vocês não seria possível a realização desta tão grande festa”.
O rodeio teve início na sexta feira com a presença da Rainha da Festa - Maria Eduarda, trajando roupa assinada por Adriana Etchebehere, de Rifaina-SP, e contou com a participação de 22 peões na montaria. No domingo à tarde, pega do garrote com a participação de dez trios e a final do rodeio.
De acordo com Zezé, nos três dias de rodeio, mais uma vez os Salva-vidas da equipe 'Próxima Parada', Serginho e Jhones Panca, marcaram presença. “Aliás, esses dois jovens, chamados Anjos da Arena, pela quinta vez consecutiva, foram consagrados na Festa do Peão de Barretos”, informou, agradecendo a presença da dupla, sempre presente nas festas realizadas pelo Clube do Laço.
Os touros do rodeio foram dos tropeiros Jocimar Vieira e Marcelo, todos de Sacramento; o juiz foi Ricardo de Oliveira e a locução ficou por conta de Cowboy e Marcelo de Paula, que, como sempre, animaram o público presente.
Confira os vencedores:
Pega do garrote:
1º lugar: Serginho, Jhones Panca e Patão
2º lugar: Leo do Dadim, Rubesmar (Caixotinho) e Gilvan
3º lugar: Babalu, Rodrigo do Lúcio e Aguimar da Banca
Rodeio
1º lugar: Juscelino Eustáquio (Bi campeão do rodeio dos Inconsequentes/Uberaba)
2º lugar: Frederico Paiva
3º lugar: Gilvan Ferreira,
4º lugar: Adalto Amadeu
5º lugar: Juninho do Desemboque
Depredação
Apesar do sucesso da festa, os organizadores e responsáveis pela Festa da Capela do Chapadão denunciam a depredação da estrutura montada no local.
“- Fizemos melhorias no entorno da capela. Construímos banheiros, deixamos tudo arrumadinho, porém o local foi completamente depredado desde a última festa. Furtaram as telhas, madeiramento, pias, vasos sanitários, caixas de descarga, a fiação, as portas do barracão e, da cozinha furtaram todo o madeiramento e telhas”, denunciaram.
De acordo com os organizadores, o prejuízo foi em torno de R$ 9 mil. “Um dinheiro que poderia ir para as entidades”, afirmam, destacando que outras medidas de segurança foram tomadas para preservar o local.
Que Nossa Senhora das Dores abençoe a todos!
A comissão organizadora agradece a todos os festeiros e colaboradores que direta e indiretamente contribuíram para o sucesso da Festa do Chapadão. Não vamos dizer nomes, para não cometer injustiças, pois foram tantas as pessoas que nos ajudaram, fazendo doações em dinheiro, frangos, prendas e ingredientes para o leilão e almoço. Que Na. Sra. das Dores, a madrinha e padroeira da festa abençoe a todos.
Agradecimentos também ao pessoal da cozinha, garçons, leiloeiros, bar, caixas e a todos os apoiadores na organização de mais uma festa. Igualmente, agradecemos aos que deram suporte e contribuição na reconstrução do que foi danificado e furtado de nossa estrutura. E um agradecimento especial ao Pe. Paulo Henrique pela sua presença e celebração da missa.
Há uma pessoa que para nós é muito especial para a realização desta festa, pelo seu incentivo, pelas suas orações e por ser a pessoa mais idosa da nossa comunidade. Obrigado, dona Joaninha, você nos fortalece ainda mais para que possamos continuar trabalhando para ajudar as pessoas menos favorecidas.
Vimos estampado no rosto de cada um de vocês, a alegria, a satisfação por estar ajudando a angariar algo para os mais necessitados. Esperamos que no próximo ano e nos anos seguintes continuemos todos juntos nesta harmonia e disposição para o sucesso da festa. Consideramos todos como uma só família, e que podemos chamar de Família de Nossa Senhora das Dores da Capela do Chapadão.
Pela Comissão Organizadora, Sílvio José Borges