Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Encontro de gastronomia, arte e cultura movimenta praça do Rosário

Edição nº 1357 - 12 Abril 2013

A praça Dr. Valadares, com seu novo largo revitalizado em frente à Igreja do Rosário cede mais uma vez seu espaço para um encontro dos artistas sacramentanos. Entre 13 e 17h desse domingo, 4, a Secretaria de Cultura e Turismo com o apoio do o Grupo Prosa Boa e Arte, realizou o I Encontro de Arte, Cultura e Gastronomia na Praça. 

O evento contou com um seleto público que pôde participar e aplaudir os artistas da música e poesia, deliciar-se com as guloseimas artesanais comercializadas pelos profissionais da Associação de Sacramento de Artesãos e Artistas (ASAA), que levaram também peças artesanais para exposição e comercialização ao lado de artesãos do Circuito dos Lagos. 

 Para a secretária de Cultura e Turismo, Eliana Aparecida Ribeiro Pereira, o projeto vem para movimentar a praça e dar a conhecer à população e visitantes as riquezas da terra. “É uma forma de movimentar a cidade, movimentar as praças e este primeiro projeto que a Alba criou, nessa primeira praça, vi como um sucesso, porque tira as pessoas  de casa e movimenta a cidade. Este projeto valeu a pena e será contínuo,   vai percorrer todas as praças da cidade”. 

O evento é, na realidade, um projeto do Grupo Prosa Boa e Arte, idealizado e coordenado pelo professor Júlio Cesar Pereira, que teve início em 2010, através da Fundação Cultural Ir. Maria Benigna de Jesus, ligado à Secretaria de Cultura e Turismo. A Feira Arte e Cultura na Praça foi implantada em 2010 e realizada nas praças do Rosário e Getúlio Vargas e agora volta repaginada, conforme explica  Júlio Cesar, coordenador do Prosa Boa. 

“- Essa é a proposta que temos para valorizar os espaços públicos e os artistas da cidade e que implantamos em 2010. Apresentamos o projeto à Eliana  que apoiou, incrementou incluindo a gastronomia  e estamos aí dando  continuidade. Este é o primeiro encontro da atual administração, com o nome de Encontro de Gastronomia Arte e Cultura,  mas a proposta é a mesma que   já foi à praça outras vezes. Em 2012,  por ser um ano atípico, ano de política o projeto ficou parado, e volta agora com nova roupagem.   A Secretaria promove o evento  e nós, o Prosa Boa e Arte,  ficamos  com o apoio cultural”, explica. 

Na praça, as atrações musicais com bandas locais,  feira de gastronomia. E mais, brinquedoteca, pintura facial, grafitagem  e discotecagem sob a responsabilidade do Grupo Prosa Boa e Arte e outros, como o Grupo Brota Cerrado. Para Júlio, a avaliação é positiva “a aceitação foi boa, as pessoas como sempre prestigiando, foi muito boa a tarde gastronômica e cultural”, avalia.

 A diretora de Cultura, Alba Glicínia Araújo que esteve à frente da organização do Encontro de Gastronomia, Arte e Cultura de Sacramento. Feliz com o  resultado e prestígio do público, explica que “o Júlio César nos levou o projeto  e resolvemos acrescê-lo com a gastronomia para que a própria cidade conheça suas riquezas, seu potencial. Sacramento é muito rica em cultura, em arte e em gastronomia que têm que ser mostradas, divulgadas e com isso vamos  promovendo a  própria cidade”, explica e conclui avaliando positivamente: “Foi muito bom, o povo veio prestigiar a praça. Uma recepção e presença muito boa do público”. 

Ravi Dioníso,  Diretor de Artesanato do Circuito dos Lagos, que várias vezes ministrou cursos na cidade em parceria com a ASAA e o Consórcio de Igarapava, já participou também da Feira Cultural na praça e mais uma vez se fez presente e elogia a iniciativa de dar continuidade ao projeto. “Ações  como estas são muito boas para preservar e divulgar a cultura local e regional. Algumas cidades que fazem parte do Circuito estão  expondo seus produtos, principalmente artesanato e trouxemos mais uma vez a  gastronomia, que já fez sucesso em feiras na gestão anterior  e,  sempre que formos convidados estaremos aqui participando, porque temos um grupo grande de artesãos e podemos disseminar a  cultura artesanal e gastronômica”, comentou.