Empresários do município marcaram presença no Centro de Apoio ao Produtor Rural, nos dias 16 e 17, participando do I Seminário Empresarial, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural, em parceria com a Associação Comercial Empresarial (ACE), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sebrae e Senac.
O coordenador do seminário, que teve como tema, 'Turismo: oportunidades de negócios e geração de emprego e renda', Luciano Gobbo, Diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, disse que o objetivo da Secretaria e dos parceiros, foi o de levar ao empresariado local, sobretudo ao dono da empresa, o maior número de informações possíveis sobre o tema proposto, num curto espaço de tempo. “E conseguimos uma adesão muito boa, cerca de 100 empresários estão participando e recebendo informações que serão de utilidade na empresa”.
Para Fernando Borges Gomes, presidente da ACE, o Seminário foi de suma importância. “Este é um trabalho que vimos tentando fazer de conscientizar o empresário da necessidade de ele estar informado sobre as novas tendências de mercado, as dificuldades e soluções, sobre temas como 'Turismo, oportunidades de negócios e geração de renda'; 'Vendas a prazo'; 'Empreendedor Individual', Diagnóstico de receitas'; 'Planejamento, liderança, motivação, concorrência e mão de obra' e 'Tributação'”, informou.
Para a secretária da pasta, a capacitação é fundamental para o desenvolvimento e crescimento da empresa, não só dos funcionários, mas sobretudo dos empresários. “É preciso capacitar os empresários também, por isso este seminário está voltado para o empresariado e visando as carências que o município apresenta. E agora esperamos mudanças, de nada adianta ficar aqui estes dois dias e não mudar nada e mais, estes encontros vão acontecer periodicamente, vamos nos reunir com empresário, fazer um debate para que as mudanças, as adequações possam de fato ocorrer”.
O empresário Maurílio França Araujo, da Auto Peças Araújo e Posto Santo Antônio participando do seminário, fez uma avaliação positiva do evento, destacando dois pontos abordados, a carência de mão de obra e a inadimplência. “Vamos ter que identificar os problemas de cada um e nos organizarmos. Não adianta fazer esse seminário se o empresário não tiver o propósito de resolver. Não vai adiantar eu querer cortar o fiado ou seguir um cadastro se o outro não fizer o mesmo. É claro que não sou contra o fiado, precisamos vender a prazo de forma profissional, com cadastro, com consulta, análise de crédito, porém, friso, não de forma isolada, mas com o comércio em geral”.
Administração Competitiva
O consultor do Sebrae, Alessandro Henrique de Souza, responsável por quatro palestras do encontro, destacou a importância da capacitação do empresariado. “É fundamental que o empresário esteja informado e preparado para enfrentar a competição no mercado. Eventos como este contribuem para que o empresário possa melhorar os procedimentos dentro da empresa. Os empresários precisam participar mais e, as associações precisam estar preparadas para atender aos associados”, destacou.
Para Alessandro, “administrar competitivamente é conhecer bem a empresa, saber comprar, vender, formar equipe de trabalho, tratar bem o cliente, saber lidar com pessoas, motivar as pessoas, conhecer as necessidades e desejos dos clientes ou seja, administrar competitivamente é estar atento ao ambiente interno e externo onde a empresa está e tomar as decisões da forma correta, porém, para tomar as decisões corretas precisam de informações. Para isso, profissionalização é a palavra de ordem” alertou.