O motorista Donaldo Gomes dos Santos, 51, com cerca de 30 anos de experiência no volante, trabalha na empresa Maramar há um ano e seis meses, depois de dirigir carretas para a Agropecuária Bandeirantes por 19 anos.
De acordo com Donaldo, chovia na hora do acidente. “Saí do jardim das Acácias e seguia para o Skaff passando pelo início da MG 190. Estava chovendo, eu ia devagar, de terceira, dei uma freadinha e o carro derrapou. O trevo de entrada do Santo Antônio estava cheio de lama no lado esquerdo e, no asfalto devido ao tráfego, havia barro e água. Não vi se havia algum buraco. Só sei que o ônibus derrapou, escorregou para o lado direito. Eu controlei pra não ir direto para o buraco”, narra.
Prossegue Donaldo, lembrando que teve muita calma naquele momento. “Tive muita calma, porque não podia golpeá-lo para o asfalto, senão tombava; se freasse, ele poderia capotar. Aí segurei, ele foi descendo devagarinho na brachiaria, meio de lado, quando ele firmou o bico no chão, tombou”, explica a acrescenta: “É muito triste, um susto muito grande pra todo mundo, mas graças a Deus não houve nada mais grave, foram só ferimentos leves e peço a Deus para que nunca mais aconteça isso, porque é triste a gente ver as pessoas machucadas”.
De acordo com Donaldo, há muitas especulações sobre o que teria acontecido, inclusive no local, lembra de pessoas que o acusavam. Mas diz que está com a consciência tranquila e pede o reconhecimento das pessoas. “Agradeço muito a Deus por não ter tido nada mais grave e que as pessoas saibam e compreendam que não foi por excesso de velocidade, não foi bebida, mas aconteceu, infelizmente. Estou com a consciência tranquila e muito agradecido a Deus, porque se eu não tivesse tido calma, poderia ter sido pior”, justifica.
De acordo com Mário Lúcio Ribeiro da Silva, da empresa Maramar, administradora do transporte coletivo em veículos cedidos pela Prefeitura, o carro que tombou tem 15 anos de uso, mas estava em boas condições e havia saído da manutenção. “Aquele carro saiu da garagem, passou pelo Jardim das Acácias e chegou ao local do acidente. Estava aqui na garagem. Eu o lavei, lubrifiquei, mexi numa cruzeta, regulei os quatro freios, organizei tudo e liberei o carro, que foi ao Jardim das Acácias, desceu e aconteceu o acidente...”, explica, acrescenta que foi por Deus que não houve coisa pior. “Ele não rolou barranco abaixo, é um barranco alto, se rolasse...”
Mário Lúcio reconhece que os comentários são muitos, mas o veículo não teve problemas mecânicos. “O povo está falando que quebrou a barra de direção, mas não quebrou. A parte mecânica está intacta. Só uma peça quebrou com a queda, o eixo foi para trás e a barra quebrou”, diz apontando o eixo afastado e o veículo fora de esquadro com a queda. “O veículo teve perda total, não compensa reforma, ele está fora de esquadro. O custo para o conserto é o preço de outro veículo”.
Através de nota divulgada pela imprensa, o prefeito Bruno Scalon Cordeiro lamentou o ocorrido e reforçou o compromisso com a qualidade dos serviços. “A Prefeitura Municipal de Sacramento reforça seu compromisso com a qualidade dos serviços públicos e, mais uma vez, lamenta o acidente ocorrido”.